x
UAI
TRIBUTAÇÃO

Governo avalia pedido da Anfavea para antecipar imposto para carros elétricos

A informação foi confirmada pelo vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin

Publicidade
Veículos BYD armazenados em porto
Veículos BYD armazenados em porto Foto: Divulgação

O governo federal está avaliando o pedido da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) para antecipar o aumento do imposto para 35% sobre carros elétricos. A informação foi confirmada pelo vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB).

"O que a Anfavea pleiteia? Que antecipe essas alíquotas. Isso está sendo analisado neste momento", disse Alckmin, em conversa com jornalistas, sem dizer quando a medida pode ser anunciada. Atualmente, os elétricos são taxados em 18%. A previsão é que a alíquota suba para 25% em junho, chegando a 35% apenas na metade de 2026. 

Apesar de admitir a possibilidade de antecipação, Alckmin ainda defendeu o calendário do governo. "Para veículo elétrico, [o imposto] era zero. Até 2023 era zero. O que nós fizemos? Olha, vai chegar em 35% em 2026. Então, começou de 0%, vai para 10%, vai para 18%, vai para 25% e termina em 35%. Varia um pouquinho se é híbrido puro, se é elétrico puro, híbrido ou se é plug-in, mas chegará em 35%", declarou.

A proposta da Anfavea é a antecipação da alíquota de 35% para todos os carros eletrificados, seja os 100% elétricos ou híbridos, para julho de 2025. Como argumento, a associação afirma que houve um aumento expressivo na importação de EVs nos últimos meses. 

Recentemente, a Anfavea emitiu uma carta criticando a BYD por importar mais 5,5 mil carros e voltou a cobrar o governo. "Nenhum país do mundo, com indústria automotiva instalada, tem uma barreira tão baixa para as importações, o que torna o nosso importante mercado um alvo fácil, especialmente para modelos que estão sendo barrados por grandes alíquotas na América do Norte e na Europa", disse a associação.

Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas