Com o aumento no número de carros elétricos vendidos no Brasil, o mercado está aumentando o investimento em pontos de recargas. Com o Portal Vrum já mostrou, o dono de um EV pode recarregar os pontos de recargas espalhados pelas cidades ou instalar um equipamento desse em sua residência. Hoje, vamos falar sobre carregadores por assinatura.
Atualmente, uma série de fornecedores de serviços de recarga oferecem opções de assinatura. Este modelo é ideal para usuários regulares que buscam conveniência e custos previsíveis. Alguns pacotes preveem recargas ilimitadas, enquanto outros estipulam uma quantia fixa.
Segundo Thiago Castilha, diretor da E-Wolf, empresa especializada em soluções e equipamentos de recarga para veículos híbridos e elétricos, há planos a partir de R$ 299 por mês. Ao Portal Vrum, ele cita que o "modelo é uma opção de negócio que permite a empresas oferecer pontos de recarga sem precisar adquirir os equipamentos."
Como instalar um carregador?
Para casas, o processo de instalação tende a ser mais direto. Um eletrotécnico ou engenheiro eletricista deve avaliar a entrada de energia da residência para garantir que a estrutura suporte o carregador. Há uma norma que deve ser seguida, chamada de ABNT 1719, que define as proteções necessárias e a distância adequada para o dimensionamento do circuito, como relatado pela Quatro Rodas.
Essa avaliação geralmente é gratuita e inclui a checagem de itens como o Dispositivo de Proteção contra Surtos (DPS) e o Dispositivo Residual (DR), primordiais para proteger a fiação.
Em casas mais antigas, pode ser necessário atualizar o quadro de luz com equipamentos mais modernos e cabos de maior bitola, além de instalar dispositivos de proteção. Para quem se preocupa com o consumo, o wallbox utiliza uma potência semelhante a de um chuveiro elétrico de 220 V, porém, claro, um carro demorará bem mais do que um banho.
Carregadores em condomínios e prédios
Para quem mora em condomínio, a situação é mais complexa. Muitos prédios não têm estrutura elétrica preparada para recarregar veículos elétricos, e um projeto de instalação pode custar entre R$ 15.000 e R$ 20.000. Esse investimento é geralmente arcado pelo condomínio e precisa ser aprovado em assembleia, já que demanda o estudo da capacidade elétrica do edifício e possíveis ajustes.
Por isso é comum ver diversos prédios e condomínios não permitirem a recarga de carros. E é aí que muitas pessoas podem bater a cabeça por ter comprado um carro elétrico e só depois ver que o prédio ou condomínio não permite a recarga. Ou seja, fique atento nisso.
Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas