A Toyota não aguentou ficar sem lançar nenhum carro elétrico e aderiu à nova moda de propulsão. O modelo bZ3C é um que utiliza um motor 100% elétrico e a marca japonesa forneceu detalhes do SUV elétrico médio que promete ser um marco na tecnologia automotiva da montadora. Previsto para ser lançado no início de 2025 na China, o modelo terá até 630 km de autonomia, em grande destaque fica pela direção autônoma, avançado.
O Toyota bZ3C possui dimensões bem parecidas da SW4 vendida aqui, já que o SUV mede 4,78 metros de comprimento (SW4 tem 4,79 m), 1,86 m de largura (1,85 m), 1,51 m de altura e distância do entre-eixos de 2,88 m (maior que a SW4 que possui 2,74 m). Porém mesmo possuindo entre-eixos maior, o bZ3C é um SUV de cinco lugares, enquanto a SW4 oferece sete.
O design oferece oito combinações de cores externas, incluindo opções de dois tons com teto preto. Por dentro, o cliente poderá escolher acabamentos em vermelho, branco ou preto, combinados a um painel minimalista e moderno.
No interior, o destaque fica pela tela central de 15,6 polegadas e suporte para mais de 200 aplicativos. Além disso, o sistema inclui reconhecimento facial, chamadas de vídeo, controle por gestos e comandos de voz com um assistente virtual de IA.
Outra funcionalidade interessante é que os bancos dianteiros podem ser reclinados até ficarem planos, formando uma área de descanso com a segunda fileira.
O espaço do porta-malas é de 463 litros, o suficiente para acomodar até quatro malas grandes, o que pode ser um ponto de atenção para quem busca mais capacidade de carga.
Equipado com um motor elétrico, o bZ3C oferece cerca de 271 cv e terá duas versões de autonomia: 550 km e 630 km, com base no padrão de testes chinês, CLTC. A energia vem de uma bateria de lâmina de fosfato de ferro-lítio desenvolvida pela FinDreams, subsidiária da BYD.
Já o sistema de direção autônoma utiliza uma câmera instalada acima do para-brisa, capaz de realizar manobras complexas como direção urbana inteligente, condução em alta velocidade e estacionamento automático. Isso posiciona o modelo como um dos mais avançados em seu segmento lá fora.
O bZ3C é uma ofensiva contra os chineses e faz parte de uma joint venture FAW Toyota. Com um design arrojado e um pacote tecnológico robusto, o SUV médio tem sim potencial para revitalizar a participação da marca no mercado chinês, onde ele será inicialmente lançado
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!