Pessoas que conseguem peças raras para carros clássicos e antigos e revendem por valores astronômicos não são novidade. No Brasil, eles têm até nome e são chamados de antigoportunistas. No Japão, a moda está pegando, e um usuário do ebay está vendendo um emblema de um Nismo 400R pelo equivalente a R$ 230 mil.
Por que tão caro?
O emblema em si é uma parte incomum de achar a venda de um carro extremamente raro. O Nismo 400R foi uma versão limitada do Nissan Skyline GT-R da geração R33. Desenvolvido pela Nismo, divisão de competição da Nissan, o modelo contava com extensas modificações mecânicas e contava com 405 cv de potência e passava dos 300 km/h.
O próprio motor era completamente modificado e recebeu o nome de RB-X GT2, ao contrário do RB26DETT que equipava os GT-R tradicionais. A Nismo havia planejado 100 unidades do modelo, mas ao fim da geração, somente 44 foram fabricadas.
Além da motorização diferenciada, o Nismo 400R conta com para-choques, rodas, asa traseira, capô derivado do modelo que competiu em Le Mans, e outros itens para fazer dessa versão uma das mais especiais do GT-R.
Ainda no anúncio do Ebay, o vendedor explica como conseguiu a peça raríssima: “Em 1996, quando comprei o carro zero km, pedi ao vendedor para remover (o emblema) junto dos adesivos. Esse emblema fica no porta-malas do veículo e ficou envolvido por um lenço e guardado em um local seguro. Há um pequeno arranhão no centro e outros detalhes na superfície, talvez por conta da idade”, explica.
Ainda no ebay é possível encontrar outras peças de época como emblemas da Nismo por mais de R$ 4 mil, um painel de instrumentos usado no 400R (mas também vendido pela Nismo) com conta-giros até 11 mil rpm e velocidade máxima de 320 km/h.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!