Quando compramos um carro novo, uma das preocupações que os motoristas mais experientes costumam ter é sobre a necessidade de amaciar o motor. No passado, essa prática era amplamente recomendada pelas montadoras, com orientações específicas para não abusar do motor até atingir certa quilometragem. Mas será que essa precaução ainda se aplica aos veículos modernos?
Tradicionalmente, as montadoras sugeriam que os motoristas evitassem forçar o motor nos primeiros milhares de quilômetros. A Volkswagen, por exemplo, recomendava não acelerar ao máximo e não submeter o motor a rotações muito altas até os 1.000 ou 1.500 km. O manual do Renault Sandero aconselhava a não ultrapassar 130 km/h e manter as rotações entre 3.000 e 3.500 rpm nos primeiros 1.000 km.
Essas recomendações visam garantir que as peças internas do motor, como pistões, anéis e cilindros, se acomodem de maneira ideal, evitando desgastes prematuros e maximizando a vida útil do motor.
E hoje, ainda é necessário amaciar o motor?
Com a evolução tecnológica e o aprimoramento dos processos de fabricação, os motores modernos já saem das fábricas com as peças bem ajustadas, o que diminui a necessidade de um “amaciamento” cuidadoso. No entanto, muitos especialistas e as próprias montadoras ainda sugerem que alguns cuidados sejam tomados nos primeiros quilômetros de uso.
Algumas montadoras, como a própria Volkswagen, continuam a incluir orientações em seus manuais. Elas recomendam evitar acelerações bruscas, não ultrapassar certas rotações e não submeter o motor a altas velocidades até que o carro tenha rodado entre 1.000 e 1.500 km.
Isso se deve ao fato de que, embora os motores sejam fabricados com alta precisão, as peças ainda passam por um período de acomodação. E isso ocorre até com carrões mais luxuosos e esportivos, como os próprios Mercedes AMG e Ford Mustang.
Se você comprou um carro novo, aqui estão algumas dicas para garantir que o motor se acomode da melhor forma possível:
Evite acelerações bruscas: Nos primeiros 1.000 km, evite pisar fundo no acelerador. Isso ajuda a reduzir o desgaste das peças e garante uma acomodação suave.
- Varie as rotações: Não mantenha o motor em uma rotação constante por longos períodos. Alterne entre diferentes velocidades para permitir que o motor funcione em várias faixas de rotação.
- Evite altas velocidades: Respeite os limites de velocidade indicados no manual do veículo
- Não sobrecarregue o motor: Evite rebocar trailers ou carregar pesos excessivos nesse período inicial.
Embora os motores modernos sejam mais robustos e precisem de menos cuidados do que antigamente, seguir as recomendações do fabricante durante os primeiros quilômetros ainda é uma prática prudente.
Caso o condutor não siga essas regras de “amaciamento” do propulsor, não irá resultar em danos iniciais, porém ao longo de sua vida útil isso poderá ser prejudicado, como o consumo do veículo, desempenho e até sua vida útil.
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