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Empresa transforma Hilux em micro-ônibus e leva até 12 pessoas

Solução ideal para quem precisa levar muitas pessoas, mas preço é elevado

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No Brasil e na Tailândia, Hilux de entrada compartilham o mesmo visual
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No Brasil e na Tailândia, Hilux de entrada compartilham o mesmo visual Foto: Toyota/Divulgação

Picapes são muito versáteis e podem ser utilizadas para diversas aplicações. Na Tailândia, esse tipo de veículo é extremamente popular e uma empresa local transforma as picapes médias em micro-ônibus com direito até a ar-condicionado.

Essa é a proposta da “Carryboy”, uma empresa tailandesa que vende kits de transformações para as principais picapes médias do mercado local. O kit substitui a caçamba por uma segunda cabine que é equipada com ar-condicionado de 38 mil BTUse pode transportar até 12 ocupantes.

Área envidraçada é um grande destaque da conversão
Área envidraçada é um grande destaque da conversão Foto: Divulgação/Carryboy

Chamado de “Eco Bus”, o equipamento é oferecido para Toyota Hilux, Nissan Navara, Mitsubishi Triton e Isuzu D-Max, e até mesmo picapes mais antigas podem ser convertidas. Entretanto, os kits só são oferecidos para as versões cabine simples das picapes.

Como é o interior?


A “segunda cabine” mede 1,85 metro de altura e tem 1,75 m de largura. Pode não parecer muito, mas é o suficiente para aumentar a capacidade da picape. O chão é antiderrapante e os bancos contam com apoio para a lombar e cinto de segurança abdominal, bem como apoios superiores, iguais aos de ônibus ou metrôs.

Segurança e conforto não devem ser o ponto forte das picapes convertidas
Segurança e conforto não devem ser o ponto forte das picapes convertidas Foto: Divulgação/Carryboy


O modelo conta com quatro janelas laterais bem amplas e mantém a escotilha original da picape, permitindo que os passageiros se comuniquem com o motorista caso necessário. 


Segundo a Carryboy, “passageiros, estudantes, monges, freiras, santos, funcionários, atletas e jogadores de futebol” podem ser transportados pelos veículos convertidos. Há ainda opções mais luxuosas, que contam com bancos de carro ou até mesmo poltronas executivas individuais, tudo dependendo da aplicação final.

Quanto custa a adaptação?

Toyota Hilux branca na versão de entrada, com cabine simples, de frente, estacionada, em foto de estúdio
No Brasil e na Tailândia, Hilux de entrada compartilham o mesmo visual Foto: Toyota/Divulgação

Com alto nível de personalização disponível, o preço final depende dos mimos que o proprietário deseja. Entretanto, uma Isuzu D-Max convertida custa a partir de 799 mil Bhats tailandeses, o equivalente a cerca de 132 mil reais já com o valor da picape incluso. O que chama a atenção, porém, é que no Brasil, uma Toyota Hilux cabine simples parte de R$ 231.290.