UAI
Que beleza!

Jorge Ben Jor: Chevrolet fez versão de Chevette para homenagear cantor

Chevette País Tropical foi oferecido em 1976 e apenas 300 unidades foram produzidas; versão foi comercializada por apenas dois meses, fazendo dela a mais rara do modelo

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Chevrolet Chevette País Tropical foi homenagem para o aniversariante, Jorge Ben
Chevrolet Chevette País Tropical foi homenagem para o aniversariante, Jorge Ben Foto: Reprodução/Internet

O Brasil é um "país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza", além disso, é lar de Jorge Ben Jor, que faz aniversário hoje. O cantor já disse em suas músicas que era proprietário de um carro clássico, o VW Fusca, mas o que poucos sabem é que a Chevrolet já fez uma versão especial do Chevette chamada de ‘País Tropical’, lançada em 1976.

O veículo se tornou especial não só por homenagear o carioca, mas pelas poucas unidades produzidas. É estimado que a montadora produziu apenas 300 unidades, que teriam sido comercializadas por apenas dois meses, podendo ser considerado um dos Chevettes mais raros.

Chevette de Jorge Ben foi customizado para homenagear o cantor

O Chevette País Tropical, que homenageia Jorge Ben – ele adicionou o ‘Jor’ ao nome mais tarde –, teve detalhes que deixavam o modelo ainda mais especial. O carro traz um emblema em sua lateral com a imagem de uma praia com um barco a vela e algumas plantas, com o escrito “País Tropical”, e o símbolo da marca nas cores laranja e vermelho para representar o calor.

Além do adereço, o modelo vinha equipado com um rádio toca-fitas da marca Nissei. De brinde, os compradores ainda recebiam um fita demo com apenas uma música, “País Tropical” na voz do homenageado. O kit ainda incluía dois alto-falantes de série.

O carro de Jorge Ben foi disponibilizado em uma combinação exótica de cores. O Chevette vinha com quatro opções:

  • Bege Copacabana, com faixas e rodas na cor laranja bronze 76 e interior monocromático marrom;
  • Azul Clássico com rodas e faixas prateadas e interior preto;
  • Laranja Bronze 76 com rodas e faixas bege;
  • a rara Verde Ouro com rodas e faixas cinza metálico e interior preto.

O Chevette País Tropical herdou alguns equipamentos de seus irmãos, as versões GP e SL. O carro de Jorge Ben foi equipado com retrovisores cônicos, rodas de aço pintadas com pneus largos. No seu interior, os bancos eram reclináveis e com os encostos altos, retirados da versão de luxo do modelo.

Motor do carro de Jorge Ben era o mesmo das versões de 76

Recorte de jornal com propaganda do Chevette País Tropical.
Chevette País Tropical que homenageia Jorge Ben é equipado com mesmo motor de outras gerações Foto: Reprodução/Internet

O Chevette País Tropical era equipado com o mesmo motor das demais configurações do mesmo ano em que foi lançado. Dessa forma, o carro de Jorge Ben vinha com motor 1.4 de 68cv de potência máxima e 9,8kgfm de torque.

O Chevette País Tropical ia de 0 a 100km/h em 19,1 segundos e tinha velocidade máxima de 140km/h. Até porque, quem precisa de ir rápido quando se pode apreciar a beleza do país.