UAI
DECEPÇÃO

Tesla mostra caminhonete Cybertruck e público critica qualidade

Fabricante expôs a picape em um evento nos Estados Unidos, e profissionais da imprensa não gostaram do que viram

Publicidade
Pela primeira vez, picape exibiu pintura preta na carroceria
Pela primeira vez, picape exibiu pintura preta na carroceria Foto: Daniel Golson/Twitter/Reprodução

A Tesla aproveitou um evento para entusiastas de veículos que aconteceu em Malibu, na Califórnia, nos Estados Unidos, para apresentar uma unidade da nova picape Cybertruck. A ideia era atrair a atenção do público para o veículo, cujo lançamento comercial está bastante próximo: a data marcada pelo fabricante é 30 de outubro. Porém, ao que parece, o tiro saiu pela culatra, já que alguns profissionais da imprensa que viram o modelo se disseram impressionados com falta de qualidade de construção.

Neste ponto, cabe ressaltar que o Tesla Cybertruck exposto ainda era um protótipo e, assim, não trazia o padrão dos veículos produzidos em série. Porém, mesmo assim, a caminhonete exibia falhas de acabamento gritantes até para um veículo desse gênero. De acordo com Daniel Golson, que fez um relato reproduzido pelo site Jalopnik, um dos problemas mais evidentes estava nos vãos entre os painéis da carroceria, tão grandes que seria possível colocar o dedo entre eles.

Ele afirmou: "já vi pessoalmente centenas de protótipos de carros em minha carreira, desde mulas, usadas na fase inicial do desenvolvimento, até modelos bem próximos da fase de produção, e nunca havia visto uma montadora apresentar, e ainda com orgulho, algo de tão baixa qualidade".

Outra falha relatada por Golson diz respeito aos paralamas (os quatro), que estavam desalinhados e mal ajustados. De acordo com ele, o encaixe da tampa traseira era o pior de todos, sendo que as irregularidades ficavam ainda mais perceptíveis quando as lanternas traseiras se acendiam. Por fim, o profissional relatou que as portas não apresentavam guarnições de borracha nem qualquer outro tipo de vedação.

"Foi absolutamente desconcertante para mim ver o designer-chefe da Tesla desfilando em torno de um veículo nessas condições poucas semanas antes do lançamento, e ainda mais desconcertante o fato de que ele o estacionou em um evento público para entusiastas de carros", completou Golson. Ele se referiu a Franz von Holzhausen, que é funcionário da Tesla e dirigiu pessoalmente o Cybertruck no local do evento.

Ainda segundo Golson, o veículo realmente não parecia pronto para entrar em produção. O "detalhe" é que, devido à proximidade do lançamento, a Tesla provavelmente não terá tempo para sanar todos os problemas do Cybertruck. Será que as unidades entregues aos clientes virão com tais falhas? 

Pintura pode ser grande novidade do Tesla Cybertruck

No fim das contas, o que chamou atenção no protótipo exposto em Malibu foi a pintura preta. Isso porque, até o momento, o Tesla Cybertruck havia aparecido apenas com carroceria em aço escovado. Essa solução é pouco comum por um motivo muito simples: traz uma série de inconvenientes, como dificuldade para lavar e produção de reflexos, que podem até ofuscar outros motoristas em determinadas condições de luz. Resta saber se a empresa decidiu trilhar um caminho mais tradicional ou se insistirá nessa proposta.