UAI
VÍDEO

Carro elétrico bate recorde de velocidade... mas de ré! Confira

Veículo também entrou para o Guinness Book por atingir 100km/h em apenas 1,8 segundo

Publicidade
Veículo entrou, mais uma vez, para o Guinness World Records Book
Veículo entrou, mais uma vez, para o Guinness World Records Book Foto: Foto: Rimac/Diulgação

Equipado com motorização de quase 2 mil cavalos de potência, o Rimac Nevera, um carro elétrico esportivo croata, bateu o recorde de veículo mais rápido do mundo de marcha ré. Alcançando, em sentido reverso, uma velocidade de 275km/h, o modelo acaba de entrar para o Guinness World Records, superando, então, o Caterham 7 Fireblade, que, há 20 anos, tinha conquistado esse mesmo recorde ao atingir 165km/h de marcha ré. Confira o vídeo do Nevera abaixo: 

 

E o que esteve por trás desse desempenho surpreendente? Quatro motores elétricos refrigerados a óleo de ímã permanente – um para cada roda – alimentando o Rimac Nevera. Com isso, o carro elétrico é capaz de acelerar para frente e para trás com potência total: 1.940cv. O torque, por sua vez, é de 240kgfm. E se para trás o modelo já é recordista, para frente os números também não deixam a desejar: em sentido normal, a velocidade máxima chega aos 415,2km/h.

Carro elétrico já tinha entrado no Guiness por outro recorde

A verdade é que o Rimac Nevera já soma alguns vários recordes em sua conta. Para ser mais exato, 23! Sim, o carro elétrico da fabricante croata foi submetido a diversos testes na pista Automotive Testing em Papenburg, na Alemanha, e conseguiu quebrar nada menos do que 23 recordes em um único dia. 

Um deles foi a aceleração de 0 a 100km/h em nada mais que 1,8 segundo, que levou o veículo para o Guiness Book em maio deste ano. Além disso, o Nevera é também o carro elétrico de produção mais rápido do circuito de Nurburgring, tendo concluído o percurso em 7 minutos e 5,298 segundos. 

Rimac Nevera visto de frente em pista ATP Automotive Testing Papenburg GmbH, na Alemanha.
Recorde de marcha-ré foi batido em pista ATP Automotive Testing Papenburg GmbH, na Alemanha Foto: Foto: Rimac/Nevera

Sem barreiras eletrônicas, Rimac Nevera fica ainda mais rápido de marcha ré

Para impedir que o carro elétrico fosse, de ré, com tudo na parede, a Rimac precisou instalar algumas barreiras eletrônicas. Sem elas, a montadora afirma que o Nevera seria capaz de atingir, em sentido reverso, 320km/h em apenas 11 segundos.