UAI
Pit stop

Mario Kart: nem os carros de brinquedo escapam do recall

Brinquedo infantil é chamado para conserto após 65 relatos de problemas nos Estados Unidos

Publicidade
Brinquedo infantil passa por recall após apresentar falha que leva crianças a risco
Brinquedo infantil passa por recall após apresentar falha que leva crianças a risco Foto: Montagem/Equipe Vrum

Mario Kart é um jogo que pega o personagem mais famoso do mundo eletrônico e o coloca para correr contra outras figurinhas carimbadas do produto da Nintendo. O encanador acelera um pequeno kart com as cores de seu uniforme e até crianças na vida real podem ter esse gostinho. A Jakks Pacific fabrica uma réplica funcional do veículo para a criançada, no entanto, o brinquedo está passando por recall nos Estados Unidos.

O jogo eletrônico foi lançado pela primeira vez em 1992, e seu sucesso foi tão grande que o brinquedo vem se renovando em seus mais de 30 anos de história. No videogame, o jogador pode escolher dezenas de circuitos disponíveis e competir com outras pessoas ou com a máquina. Para tornar o momento mais divertido, são adicionados itens para aumentar a velocidade ou para arremessar e atrapalhar a corrida dos adversários.

O que fez Mario Kart ser chamado para recall?

O recall foi informado pela Comissão de Segurança de Produtos de Consumo dos Estados Unidos (CPSC, no inglês). O veículo de brinquedo está sendo chamado para reparos por conta de seu pedal e está oferecendo riscos de colisão para as crianças que conduzem o veículo com motor de 24V.

Traseira do Mario Kart de brinquedo nas cores azul, vermelho e branco. Os canos de escape falsos são pretos com as pontas em amarelo
Mais de 17 mil unidades do Mario Kart apresentam o problema Foto: Jakks Pacific/Divulgação

Alguns detritos podem obstruir o mecanismo do pedal do acelerador, fazendo com que a peça fique presa ao 'assoalho' do brinquedo, mesmo quando os pequenos tiram seus pés de lá, causando uma aceleração involuntária. O órgão diz que cerca de 17.500 dos Mario Karts vendidos sofrem do problema.

Foram relatados 65 casos do problema, sendo 15 deles por causa de colisão com algum tipo de estrutura. Apenas uma criança se machucou, mas nada sério. Por sorte, nenhum dos Mario Karts em recall aceleraram em direção a rua.

Karts do Mario passam por pit stop

A fabricante diz que o brinquedo não deve ser utilizado e enviou para os afetados um kit de pedais para substituir os com defeito, fazendo com que o uso seja permitido novamente. O produto foi entregue gratuitamente junto a um manual de instrução para o reparo.

O problema já foi solucionado, pois o CPSC afirma que nenhum dos Karts do Mario atualmente vendidos foram afetados. Sendo assim, nenhuma outra criança deve ser acertado com um casco de tartaruga e passar raiva, como é nos jogos da Nintendo.

  • Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas!