Você já deve ter visto motoristas levando os bichinhos de estimação soltos no carro ou até já deve ter feito isso, né? Pois isso pode acabar mal.
Segundo Código de Trânsito Brasileiro, é proibido levar os animais soltos no interior do carro. É infração média e o condutor pode ser multado em R$ 85,13 e ainda quatro pontos na carteira. Um cão de 25 quilos, por exemplo, em um veículo rodando a uma velocidade de 50 km/h, poderá ser projetado com o peso de mais de meia tonelada em caso de acidente, podendo matar os ocupantes do veículo.
Muitas vezes, os proprietários de caminhonetes se aventuram a levar os cães nas caçambas. Isso é infração grave e pode render R$ 127,69 de multa e cinco pontos na CNH, além de ser muito perigoso para o cão, mesmo se ele estiver preso pela coleira no veículo, pois ele poderá tentar pular do carro e se enforcar. A mesma penalidade é aplicada se o animal estiver com a cabeça para fora da janela do carro. Confira no vídeo abaixo, a reportagem de Estefânia Farias:
Existem duas opções de transportar o animal: o cinto de segurança especícifo para cães ou o uso da caixa de transporte, que deverá está no porta malas ou no banco trasiero presa com o cinto de segurança do veículo.
Clique aqui e veja a galeria de fotos dos bastidores da gravação da reportagem!
Mas lembre-se, é importante desestressar os animais antes da volta de carro, principalmente se a viagem for longa e nunca force os amiguinhos a entrarem na caixa de transporte. Segundo o reabilitador de cães, Jean Cloude, o ideal e atraí-los com petiscos caninos ou brinquedos.