UAI

Conheça os recursos de segurança disponíveis para o Uber e outros apps de transporte

Uber e outros aplicativos de transporte contam com recursos para aumentar a segurança de seus usuários. Conheça os principais

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Empresas de mobilidade têm investido em recursos para garantir mais segurança às mulheres
Empresas de mobilidade têm investido em recursos para garantir mais segurança às mulheres Foto: Empresas de mobilidade têm investido em recursos para garantir mais segurança às mulheres

O recente caso de estupro de uma jovem em Belo Horizonte acionou novamente o alerta a respeito dos cuidados necessários para, principalmente as mulheres, utilizarem os serviços de aplicativos de transporte, como o Uber e a 99.

Vale frisar que, nesse caso específico, o motorista de aplicativo não foi autor do estupro. Conforme os relatos, ele deixou a jovem desacordada na calçada, após, sem sucesso, tentar contato com alguém no prédio em que ela morava pelo interfone. Minutos depois após o motorista deixar o local é que a jovem foi carregada pelo estuprador, que já foi identificado.

A jovem teria ingerido grande quantidade de bebida alcoólica e, na volta do show, os amigos dela a colocaram, sozinha, em um carro de aplicativo. De acordo com os relatos, esses amigos chegaram a compartilhar a localização da viagem com o irmão dela, mas, ao que tudo indica, ele não acompanhou o trajeto.

Confira abaixo algumas das ferramentas, disponibilizadas pela Uber e/ou 99, que podem ser úteis para o público feminino:

Uber: Checagem de rota

Através do U-Ajuda desenvolvido pela Uber, paradas inesperadas, mudanças de rota e viagens encerradas antes do previsto podem acionar o envio automático de uma mensagem ao motorista e à passageira perguntando se eles precisam de algum suporte. A notificação também já os direciona para as ferramentas de segurança disponíveis.

Elas incluem as seguintes opções: "Ligar para a polícia", "Linha de emergência", "Informe um acidente", "Compartilhar minha viagem". Algumas dessas opção serão mais detalhadas à frente, mas fato é que elas podem ser uma baita "mão na roda" em momentos de desespero.

O U-Ajuda utiliza o GPS e outros sensores no smartphone para identificar as anormalidades.

99 pop também tem monitoramento de rota

No caso da 99, esse recurso também está disponível com o "Monitoramento de Corrida" em tempo real, que combina o rastreamento GPS com inteligência artificial, de forma a detectar sinais suspeitos durante as viagens, como paradas longas e trajetos com tempo acima do previsto pelo app.

Se o risco for identificado, alertas são enviados à plataforma, que pode acionar diretamente a polícia.

A 99 também criou a Pítia e a Athena, IAs que ajudam a identificar passageiras em situação de maior risco. Quando isso acontece, o app direciona a corrida para motoristas parceiros com melhores avaliações ou também para motoristas parceiras. Além disso, ele dispara uma série de comunicações personalizadas, recomendando, por exemplo, que ela se sente no banco de trás.

Compartilhamento de viagem

Graças ao U-Acompanha criado pela Uber, as mulheres podem compartilhar a viagem em tempo real com quem desejarem.

Esse recurso pode ser acionado por meio do botão em forma de escudo localizado no canto superior do mapa da viagem em andamento. Ao clicar nele, o usuário tem acesso aos "Recursos de Segurança" disponibilizados durante aquele trajeto.

Para agilizar o processo, a Uber também permite que os usuários cadastrem "Contatos de Confiança" para compartilhamento automático da rota da viagem. Esta opção está disponível em: Conta > Configurações > Segurança > Gerenciar contatos de confiança.

Configurações da Uber que permitem cadastro de contatos de segurança. Recurso também está disponível na 99 e garante mais segurança às mulheres.
Cadastramento de contatos de confiança proporciona mais agilidade no uso dos recursos de segurança

Na 99, esta função também existe e o usuário pode configurar, na Central de Segurança (acessada pelo botão superior direito da tela principal), os contatos de preferência para o compartilhamento do status da viagem.

Uber tem gravação de áudio e checagem de mensagens

Com U-Áudio, tanto passageiras quanto motoristas parceiros podem utilizar o próprio aplicativo para gravar a viagem caso se sintam desconfortáveis. O conteúdo pode ser enviado para a Uber de forma criptografada e, em caso de necessidade, ele é utilizado para investigações ou compartilhado com autoridades.

Gravação de áudio sendo utilizada no aplicativo.
Áudio da viagem é gravado diretamente do aplicativo

A ferramenta pode ser acessada também pelo botão de escudo presente no mapa da viagem em andamento. Ao clicar nele, uma aba aparece oferecendo além da gravação de áudio, a opção de compartilhamento de viagem (como já citada anteriormente) e de ligação para a polícia. No caso desta última, a mulher consegue ligar diretamente para as autoridades que operam pelo número 190.

Ao pressionar o botão "Ligar para a polícia", além de efetuar a chamada, o usuário será também informado de sua localização atual e dos dados do veículo em viagem.

Além disso, a Uber também dispõe de sistema de detecção de mensagens inapropriadas, o U-Filtro. Através dele, mensagens enviadas no bate-papo do app que possam ser consideradas ofensivas ou que ameacem a integridade de uma pessoa são, automaticamente, submetidos pela empresa a um processo. Como resultado, a conta (seja do passageiro ou do motorista) pode ser permanentemente desativada.

Câmeras veiculares

Tanto na Uber quanto na 99, os motoristas que tiverem câmeras veiculares podem cadastrá-las na plataforma, utilizando-as durante as viagens para registrar eventuais anormalidades. Neste caso, o passageiro é notificado de que está sendo filmado.

As imagens são compartilhadas com as empresas, que podem utilizá-las para identificar as situações de risco e dar sequência às investigações.

Cuidados extras durante as viagens

Seja utilizando a Uber ou a 99, as mulheres podem e devem tomar alguns cuidados extras os quais, mesmo sendo simples, fazem toda a diferença quando o assunto é segurança. Confira abaixo alguns deles:

  • Sempre confira o nome do motorista e a placa antes de entrar no carro;
  • Observe se a foto do motorista condiz com a pessoa que chegou para te buscar;
  • Pergunte o nome e confirme também o endereço do destino;
  • Dentro do carro, fique de olho no trajeto que o motorista está fazendo. É possível acompanhar a viagem toda dentro do aplicativo.

Uber oferece suporte psicológico às vítimas de assédio

Além de todos as ferramentas descritas acima, que garantem mais segurança durante o andamento das viagens, a Uber ainda oferece suporte psicológico para as mulheres que foram vítimas de assédio durante o uso da plataforma.

A iniciativa foi criada em parceria com a MeeToo, organização dedicada ao acolhimento de sobreviventes de abuso sexual.

Dessa forma, após serem atendidas pelo time de suporte da Uber, as vítimas são encaminhadas à equipe psicológica qualificada da MeToo Brasil.