UAI

Novo Ford Territory: maior, mais potente e mais barato!

Nova geração do SUV ganhou espaço interno, robusto pacote de equipamentos e mais desempenho com novos motor e câmbio

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
8b4a8483 novo ford territory titanium externas 3
8b4a8483 novo ford territory titanium externas 3 Foto: 8b4a8483 novo ford territory titanium externas 3

A Ford lançou no Brasil a segunda geração do Territory, agora com status de modelo global. O SUV chegou para encarar concorrentes de peso, como o Jeep Compass e o Corolla Cross.  As novidades começam pelo visual. A primeira coisa que chamou a minha atenção é como essa nova grade dianteira hexagonal combinada com os faróis e lanternas full-LED, rodas de 19 polegadas e as linhas modernas, dão um ar de sofisticação e esportividade ao Territory.

Na lateral, é possível perceber as dimensões generosas que se traduzem em mais espaço e conforto para os ocupantes do SUV, que é o maior da sua categoria. Chega a ser comparável com SUVs de segmentos superiores, como o Jeep Commander.

O porta-malas do Territory, com 448 litros, garante um bom espaço para as bagagens. E, se for necessário, ele pode chegar a 1.422 litros com o banco traseiro rebatido. Na tampa, há o acionamento elétrico para fechá-la, o que é muito prático.

Por dentro

No interior, a sofisticação continua,  com um bom acabamento, bancos revestidos em couro, ajustes elétricos no banco do motorista e do passageiro ar-condicionado digital de dupla zona com saídas traseiras, carregador por indução e luz ambiente configurável, painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas com ótima visibilidade, teto solar panorâmico e vários outros itens que preencheriam uma lista enorme.

Além do bom pacote de segurança que não pode faltar em um SUV dessa categoria como assistente de frenagem autônoma com detecção de pedestres, controle de cruzeiro adaptativo com stop & go, sensor de ponto cego, alerta e assistente de permanência em faixa, sensor e assistente de estacionamento, e seis airbags com detecção inteligente de ocupantes.

Motor

Motor 1.5 turbo a gasolina - 169 cv e 25,5 kgfm - com o câmbio de dupla embreagem de 7 velocidades banhado a óleo deixou o SUV bem esperto e com um ótimo desempenho. Ele responde bem rápido e o seu torque entre 1.500 e 3.500 rpm deixa o Territory sempre com força disponível.

d010dbc3 ford territory 2024 azul de lado

Ele quatro modos de condução, que, aliás, nessa categoria de SUV, só o Territory tem: Normal, Serra/Colina, Eco e Esportivo. Eles ajustam o veículo automaticamente a diferentes condições de rodagem.

Suspensão

Além do motor, a suspensão também chamou bastante a atenção pelo conforto que proporciona aqui para os ocupantes. Ela é independente nas quatro rodas, com o sistema McPherson na dianteira e o conjunto multilink na traseira. Somando isso aos novos batentes hidráulicos, o Territory ficou bem firme nas curvas, e as irregularidades do piso são bem absorvidas pela suspensão, o que garante um rodar bem mais confortável.

O novo Ford Territory Titanium chegou bem equipado para disputar a liderança do seu segmento. Para isso ela uniu tecnologia, segurança e conforto compatíveis com SUVs de segmentos superiores, mas sem comprar a mais por isso. Inclusive ela está mais barata que a primeira geração, essa aqui sai por  R$ 209.990.