UAI

Luz da injeção: se acender, pode ser combustível adulterado?

O painel de instrumentos tem várias luzes de alerta e uma delas indica possível problema no sistema de injeção de combustível, com causas diferentes

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Se a luz da injeção permanece acesa no painel pode significar problema de combustível adulterado
Se a luz da injeção permanece acesa no painel pode significar problema de combustível adulterado Fotos: Se a luz da injeção permanece acesa no painel pode significar problema de combustível adulterado

O painel de instrumentos do seu carro tem várias luzes de alerta. Uma delas, que poucas pessoas prestam atenção, tem o desenho de um motorzinho. É a luz de injeção, que quando permanece acesa indica que o carro apresenta problema no sistema de alimentação de combustível.

Quando a luz de injeção acende no painel, algumas pessoas ficam preocupadas e rapidamente levam o carro à oficina para o mecânico verificar o possível problema. Outras pessoas não dão a menor importância ao fato e continuam trafegando com o carro, que, aparentemente, não apresenta problemas.

Isso acontece porque a central eletrônica entra em modo de emergência, mas com os parâmetros todos fixos, sem alterações, permitindo que o carro continue andando. Porém, aumenta o consumo de combustível e emissão de poluentes, e ainda compromete o desempenho. Em muitos casos, a luz da injeção permanece acesa e o motorista simplesmente ignora e continua dirigindo.

Mas se a luz da injeção acende no painel logo depois do abastecimento do tanque do carro, pode ser indicativo de combustível adulterado. A melhor opção é eliminar esse combustível e depois reabastecer o carro em um posto de extrema confiança. Provavelmente, a luz da injeção vai apagar, porque ela indica um problema na combustão no motor, que pode ter sido provocado pelo combustível adulterado.

É claro que a luz da injeção pode acender no painel devido a vários outros fatores. Mas se for pelo uso de combustível adulterado, basta rodar com o carro até gastar a gasolina ou etanol e depois reabastecer em um posto de confiança. Certamente a luz da injeção vai apagar no painel.

Se você gostou de mais essa dica que explica o acendimento da luz da injeção no painel, não deixe de ativar o sininho e curtir os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion. Fazendo isso e se inscrevendo em nossos canais você será notificado sobre novos conteúdos, ficando por dentro do que acontece no setor automotivo. Lembrando que o VRUM está também no Facebook, Instagram e Twitter, além do Portal vrum.com.br.

Confira outros vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas