Evolução

Kia Sportage: vídeo mostra as 5 gerações do SUV que nasceu jipinho

Você sabia que todas as gerações do Kia Sportage foram vendidas no Brasil? Então, confira todas as carrocerias que o modelo já desfilou por aqui

A quinta geração do Kia Sportage acaba de ser lançada no Brasil com um visual cheio de personalidade. Um fato interessante sobre o SUV é que todas essas gerações foram comercializadas no Brasil. Vamos conhecer cada uma delas?

Em sua primeira geração, lançada em 1993, o Kia Sportage ela um jipinho. Com proporções bem menores que as atuais, o modelo foi fabricado com em carroceria de duas e de quatro portas, essa últimas devidamente alongada.

O modelo foi baseada no furgão Bongo, e, por esse motivo, era construído sobre chassis e suspensão traseira de eixo rígido. Havia motorização a gasolina e a diesel, com opções de tração traseira ou 4×4. Durante o lançamento do novo Kia Sportage, a marca coreana exibiu não só o último exemplar vendido no Brasil, um veículo 2002 zero-quilômetro, mas também a rara carroceria “conversível”. De acordo com a Kia, existem apenas dois desses veículos no Brasil.

Primeira geração do Kia Sportage teve carroceria "conversível" que é bem rara no Brasil.
Primeira geração do Kia Sportage teve carroceria “conversível” que é bem rara no Brasil (Foto: Pedro Cerqueira)

Kia Sportage passa a ser um SUV em 2004

Até que chegasse a segunda geração, em 2004, houve um hiato de dois anos na produção do Kia Sportage. Agora maior e com jeitão de SUV urbano, o modelo passa a ser baseado eu um automóvel (o Hyundai Elantra). Essa é a mesma origem do seu novo irmão quase gêmeo, o Hyundai Tucson.

Já a terceira geração do Kia Sportage chegou em 2010. Seu porte não mudou muito, mas as linhas ficaram mais requintadas, com ares de modelo premium. Nessa fase a marca já trabalhava sob a influência de Peter Schreyer, que antes era o homem do design da Audi.

Últimas gerações apostaram no visual exótico

Em 2015 a marca coreana lançou a quarta geração do SUV. Agora o Kia Sportage estava com visual mais exótico, principalmente nos faróis e na grade irregular. Essa carroceria durou até 2021, quando foi substituída pela quinta geração, com visual bem mais ousado.

Curte o mundo automotivo? Então, confira o canal do VRUM no Youtube

A quinta geração do Kia Sportage tem porte de SUV médio. Sua grande novidade é a adoção de uma motorização híbrida leve, com 180cv de potência e 27kgfm de torque. Outra novidade são os vários sistemas de segurança semiautônomos.