A quinta geração do Kia Sportage acaba de ser lançada no Brasil com um visual cheio de personalidade. Um fato interessante sobre o SUV é que todas essas gerações foram comercializadas no Brasil. Vamos conhecer cada uma delas?
Em sua primeira geração, lançada em 1993, o Kia Sportage ela um jipinho. Com proporções bem menores que as atuais, o modelo foi fabricado com em carroceria de duas e de quatro portas, essa últimas devidamente alongada.
O modelo foi baseada no furgão Bongo, e, por esse motivo, era construído sobre chassis e suspensão traseira de eixo rígido. Havia motorização a gasolina e a diesel, com opções de tração traseira ou 4x4. Durante o lançamento do novo Kia Sportage, a marca coreana exibiu não só o último exemplar vendido no Brasil, um veículo 2002 zero-quilômetro, mas também a rara carroceria "conversível". De acordo com a Kia, existem apenas dois desses veículos no Brasil.
Kia Sportage passa a ser um SUV em 2004
Até que chegasse a segunda geração, em 2004, houve um hiato de dois anos na produção do Kia Sportage. Agora maior e com jeitão de SUV urbano, o modelo passa a ser baseado eu um automóvel (o Hyundai Elantra). Essa é a mesma origem do seu novo irmão quase gêmeo, o Hyundai Tucson.
Já a terceira geração do Kia Sportage chegou em 2010. Seu porte não mudou muito, mas as linhas ficaram mais requintadas, com ares de modelo premium. Nessa fase a marca já trabalhava sob a influência de Peter Schreyer, que antes era o homem do design da Audi.
Últimas gerações apostaram no visual exótico
Em 2015 a marca coreana lançou a quarta geração do SUV. Agora o Kia Sportage estava com visual mais exótico, principalmente nos faróis e na grade irregular. Essa carroceria durou até 2021, quando foi substituída pela quinta geração, com visual bem mais ousado.
Curte o mundo automotivo? Então, confira o canal do VRUM no Youtube
A quinta geração do Kia Sportage tem porte de SUV médio. Sua grande novidade é a adoção de uma motorização híbrida leve, com 180cv de potência e 27kgfm de torque. Outra novidade são os vários sistemas de segurança semiautônomos.