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World Car of the year - Preferência mundial

Revelado no Salão de Nova York, principal prêmio automotivo global, que reúne 66 jornalistas de 22 países, é vencido pelo Nissan Leaf, primeiro elétrico a ser laureado

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Elétrico da Nissan já é vendido em mercados de Primeiro Mundo, o que contou pontos

 

 

Todo fabricante adora um prêmio. Basta ver os atuais anúncios automotivos, em que sempre há uma colagem com as principais premiações obtidas pelo modelo. Em gradações de concursos, nenhum é tão relevante quanto o World Car of the Year, ou Carro Mundial do Ano. O prêmio, que tem a participação de 66 jornalistas-jurados de 22 países, elegeu o Nissan Leaf como vencedor da principal categoria, o primeiro elétrico a receber a distinção. São seis quesitos principais: mérito, valor, segurança, meio ambiente, relevância e apelo emocional. O Leaf ficou com 733.4 pontos, 3,4 pontos na frente do segundo lugar, o BMW Série 5. Se ficou para trás em notas como apelo emocional, jogou suas cartas na questão do meio ambiente (relevância) e por ser o primeiro elétrico viável comercialmente em mais de 100 anos (mérito).

O Brasil tem peso, contando com três jurados. Participam o editor do caderno Veículos do Estado de Minas e apresentador do programa Vrum, do SBT, Boris Feldman; o editor do Carro ETC, do jornal O Globo, Jason Vogel; e o criador das revistas Motor Quatro e Carro, Sérgio Quintanilha. Ao levar o prêmio de Carro Mundial do Ano, o Leaf deixou o Chevrolet Volt confortável na disputa de Carro Verde Mundial do Ano, categoria na qual foi vencedor. O Volt já havia levado o prêmio de Carro do Ano norte-americano, em janeiro, época do Salão de Detroit.

 

Aston Martin Rapide ficou com o caneco de Design



SANGUÍNEOS Os tons verdes passam a matizes mais sanguíneos nos outros dois prêmios. Quem ficou com o posto de Carro Mundial Esportivo do Ano foi a Ferrari 458 Italia. Com 166 pontos, ficou bem à frente do vice, a Mercedes-Benz SLS AMG, que marcou 145 pontos. O cupê italiano pode ter sido traçado sob a chancela do estúdio Pininfarina. Mas quem levou o prêmio de Design Mundial do Ano foi o Aston Martin Rapide. Se numa arrancada perderia em desempenho para o rival Porsche Panamera, o estilo deixa o alemão para trás na hora da disputa estática. Parados, fica até difícil para o modelo de Stuttgart sobressair.

Sem o Leaf, Chevrolet Volt ganhou fácil o Carro Verde

Ferrari 458 Itália, leva o prêmio de esportivo do ano