O Golf GTI inaugurou um filão em 1976 com a sua proposta de um esportivo barato e emocionante. A sexta geração de 2009 deu continuidade a essa proposta, com um motor 2.0 turbo de 213 cv de potência e 28,5 kgfm de torque. Mas isso não quer dizer que essa receita não possa ser aprimorada. É o que demonstrou a Wimmer RS, uma preparadora compatriota da Volkswagen que cria projetos de preparação generalistas sobre carros “comuns”, como modelos da Toyota ou da Ford. A casa promoveu modificações extensas no quatro cilindros. O propulsor recebeu um turbocompressor com maior pressão, novas válvulas, bielas, sistemas de admissão e de escape mais esportivos, central eletrônica reprogramada, além de injeção e bomba de combustível com maior vazão.
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Com tudo isso, a potência extrapolou para os 391 cv, com 46,3 kgfm de torque, expressivo para um motor de apenas 2 litros. Para suportar tamanha força, a casa de preparação também instalou uma embreagem reforçada para o câmbio manual de seis marchas. Se o modelo de série já atinge os 240 km/h, esse GTI da Wimmer ganha ainda mais gosto pelas “autobahn”, com uma velocidade máxima de 267 km/h. Embora a aceleração de zero a 100 km/h não tenha sido informada, pode-se presumir que seja inferior a marca atingida pelo original, de parcos 6,9 segundos.
Para segurar esse “hot hatch” nas curvas, a Wimmer oferece três jogos de rodas esportivas, de 18, 19 e 20 polegadas. O maior conjunto vem vestido com pneus 235/30 nas quatro rodas. A suspensão é da HR, com múltiplos ajustes, inclusive de altura. Tudo para garantir uma dose extra de aderência ao GTI, que tem tração dianteira. Externamente o carro conta com poucas modificações. Afora as rodas esportivas, o modelo conta apenas com frisos vermelhos na grade do motor e grafismos. Como afirma a Wimmer RS, “após uma temporada de recuperação na oficina, o pequeno esportivo se tornou definitivamente uma arma”.