Embora apareça com roupagem conceitual no Salão de Los Angeles, o Tiguan irá representar a Volkswagen entre os utilitários-esportivos compactos em 2007. As linhas do modelo têm traços semelhantes ao Touareg e Golf V, que cederá a plataforma para a sua produção. Com 4,4 m de comprimento e 1,85 m de largura, terá como concorrentes Honda CR-V e Toyota RAV-4, entre outros.
Baseado no Concept A, jipe com aspecto de cupé apresentado no início do ano, o Tiguan tem linhas mais robustas, que se aproximam da versão final. A dianteira segue a escola de estilo do fabricante, com grade frontal de formato em V e faróis recortados. Os enormes pneus com sulcos pintados na cor laranja, da mesma cor da carroceria, são o maior destaque das laterais. Há elementos cromados nos pára-choques e frisos. Assim como no Golf e sua variação familiar, a Plus, o Tiguan tem linha de cintura alta. Também existe um pequeno vigia na coluna C que auxilia a visibilidade. Na traseira, as lanternas horizontais avançam sobre a tampa do porta-malas, numa solução já vista em outros automóveis Volkswagen.
A esportividade marca o interior do conceito, repleto de couro e detalhes metálicos no acabamento. O carro acomoda cinco passageiros e os traseiros têm também ajuste longitudinal. O desenho abusa de costuras na cor laranja, realçando o visual fora-de-estrada. No painel, a instrumentação tem iluminação na cor azul. A mesma solução foi aplicada para a tela de navegação. Há ainda um teto solar panorâmico, que pode ser aplicado à linha de produção.
O motor é turbodiesel com tecnologia Bluetec. Capaz de reduzir as emissões de poluentes em 90% nos casos dos óxidos de nitrogênio, a solução permitirá a comercialização no mercado norte-americano, que teve normas revistas. A Volkswagen não divulgou dados técnicos, mas especula-se que a linha de motores siga as opções encontradas nos modelos Golf e Passat.