UAI

VW planeja colocar freios ABS e airbags na Kombi

Utilitário não precisará sair de linha em 2014, quando 100% dos carros terão de deixar as fábricas com os dispositivos de segurança

Publicidade
Foto:

Assim que foi anunciada, a medida que torna obrigatório o uso de freios ABS e duplo airbag nos modelos comercializados no país logo ameaçou alguns veteranos. O Fiat Uno até foi lembrado, mas no papel de decana, nenhum outro modelo se sentiu mais ameaçado do que a Volkswagen Kombi. A morte chegou a ser decretada, afinal, como adaptar um projeto com mais de 60 anos ao novo padrão de exigência? A resposta só veio agora, mais uma vez revelada pelo nosso caçador de segredos, Marlos Ney Vidal.

Vidal descobriu que o utilitário está sendo adaptado para receber os equipamentos que serão obrigatórios em 2014. Segundo o Autos Segredos, o sistema de freios ABS já está pronto. E os airbags, como poderão ser instalados? A solução seria o painel mais robusto e moderno da Kombi Export, criada especialmente para exportação com detalhes não presentes no modelo para o mercado brasileiro.

Além do New Santana (como é chamado internamente o projeto do novo Polo sedã nacional, que pode ser chamado de Vento no mercado), outro VW que pode ressurgir para a alegria dos saudosistas de plantão é o Gol GTI. A marca prepara o modelo com carroceria duas portas para o Salão de São Paulo, em outubro próximo. Vidal apurou que o carro terá motor 2.0, como antes, mas ainda não se sabe se será a variante aspirada ou o 2.0 TSI do Jetta, que faria mais sentido para um showcar do que para uma possível versão de produção. A linha reestilizada do Gol será apresentada nos dias 18 e 19 desse mês.

Para receber o conjunto de airbags, painel terá de ficar mais robusto