UAI

VW Passat R36 - Fúria engravatada

Versão de temperamento esportivo insere sedã e perua em segmento que não é a praia deles. Potência de 300cv, tração integral e rodas de 18 polegadas fazem parte do repertório

Publicidade
Foto:

Passat tem rodas de 18 polegadas e tração integral

Desde o lançamento da primeira geração, nos anos 70, o Passat sempre foi vendido em versões um pouco mais ‘comportadas’, com potências que nunca chegaram a marca dos 300 cv. A R36, apresentada dia 30 no Salão de Essen, na Alemanha, quebra essa tradição. Disponível nas carrocerias sedã e station-wagon, tem como principais novidades um motor 3.6 V6 com injeção direta de combustível, câmbio automático, rodas de 18 polegadas e tração integral.

O visual executivo da última geração do Passat perdeu seu ar de sobriedade. Um novo pára-choque dianteiro, junto com grade cromada de formato em ‘V’, denuncia a nova identidade: trata-se de um (nervoso) R36. Outras peculiaridades estéticas são mini-saias laterais, aerofólio, rodas em liga-leve com novo desenho e escapamento duplo, embutido no pára-choque traseiro, que também conta com os frisos cromados, que se estendem pelas laterais. O resultado deixou o carro com uma forte personalidade esportiva.

Detalhes como minisaias laterais e escapamento duplo denunciam esportividae. Painel tem console com elemento em prata, presentes também nas pedaleiras. Motor V6 tem 300 cv


Alma

Mas a maior diferença do Passat R36 está mesmo debaixo do capô: o motor 3.6 V6 FSI de 300 cv é o mesmo utilizado nos utilitários-esportivos Touareg e Audi Q7, mas com a potência reduzida em 20 cv. O desempenho é compatível com a nova proposta. O sedã faz de 0 a 100 km/h em pífios 5,6 segundos, enquanto a perua Variant obtém a marca em 5,8 s. Assim como em outros esportivos alemães, a velocidade máxima é limitada (eletronicamente) em 250 km/h.

Embora a velocidade final possa não agradar aos puristas, ainda há outros recursos para diverti-los. O câmbio automático DSG (Direct Shift Gearbox), que possibilita a troca das seis velocidades manualmente, é um exemplo. Aliados ao sistema de tração integral, há ainda pneus de medida 235/40, em rodas com aro de 18 polegadas. No interior, os bancos de configuração esportiva tem a opção de ajuste elétrico, em 12 posições. O painel tem console de elementos em prata, presentes também nas pedaleiras.

A denominação R é utilizada pela Vol-kswagen nas versões mais potentes de seus modelos. A dinastia dos esportivos da família começou em 2002, com o lançamento do Golf R32 de 241 cv. O hatch vendeu 14 mil unidades e a atual geração tem potência de 250 cv. O Passat R36 busca encarar sedãs de temperamento esportivo, como o Volvo S60 R e a BMW 335i. Dotes não lhe faltam e a boa reputação, com certeza, poderá lhe trazer sucesso no mercado.