Quem está acostumado a ver o Volkswagen Passat como um comportado sedã de luxo certamente se surpreenderá com a novidade que a montadora alemã passará a vender no mercado europeu, no próximo trimestre. Trata-se do Passat CC, um cupê de quatro portas, que mantém algumas características do sedã, como amplo espaço interno, mas apresenta como novidades detalhes esportivos e muita tecnologia embarcada.
A carroceria do cupê tem linhas suaves que reforçam a esportividade. Na frente, os faróis de dupla parábola incluem o detalhe que caracteriza os modelos da marca: uma linha abaulada na parte inferior. A grade tem larga moldura cromada, e o pára-choque, grandes entradas de ar. O pára-brisa, de inclinação acentuada, forma praticamente um conjunto inteiriço com o teto panorâmico, que é todo de vidro e se estende até a traseira. A parte da frente se abre como um teto solar, com comando elétrico. Com isso, os ocupantes têm visão privilegiada e com segurança.
De lado, o cupê tem linha arqueada, que compõe belo conjunto com as modernas rodas de alumínio de 17 ou 18 polegadas. A traseira tem lanternas mais estreitas, com elementos circulares, outra característica comum aos modelos VW. Trata-se do primeiro cupê de quatro portas da montadora e será comercializado com motores turbodiesel e a gasolina, com potências que variam de 160 cv a 300 cv. Os motores a gasolina atendem as normas de emissões Euro 4, na Europa, e Ulev2, nos EUA.
Além de desempenho impecável, digno de um cupê de linhagem esportiva, o Passat CC dispõe ainda muita tecnologia embarcada. O modelo conta com sistema de direção inteligente, com o recurso de assistência de manutenção de faixa. Ao detectar uma saída inadvertida do traçado na pista, o sistema ajuda o motorista a manter o controle do veículo, corrigindo automaticamente a direção. Também é dotado de controle dinâmico de condução, que ajusta automaticamente as suspensões e a direção. O motorista pode optar entre os modos normal, sport e comfort. Há opção entre a esportividade do cupê ou o conforto do sedã.
O modelo tem amplo espaço interno para quatro pessoas e acabamento com detalhes esportivos, tudo com muita sofisticação. Produzido na fábrica da Volkswagen de Emden, na Alemanha, o Passat CC será vendido primeiro no mercado europeu e, no fim do ano, nos Estados Unidos, Canadá e Japão.