UAI

VW Parati 2013 - Ela não morreu

Perua segue sem grandes alterações e falta de novidade provoca uma briga desequilibrada dentro de casa com a Spacefox

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

A Volkswagen apresentou esta semana sua linha 2013, praticamente sem mudanças. Curiosamente, as maiores surpresas não foram as novidades como o Fox BlueMotion e CrossFox com câmbio automatizado Imotion e sim a sobrevida que a montadora deu a perua Parati, que parou no tempo na geração quatro.

As vendas não convencem e só caem ano a ano. Em 2010, foram emplacadas 7.025 unidades da Parati, no ano seguinte caiu para 4.835, contra 20.502 unidades vendidas de sua 'prima mais nova', Spacefox. No primeiro trimestre deste ano, enquanto a Spacefox/Spacecross vendeu 5.979 unidades, a Parati emplacou apenas 962.

A Volkswagen afirma que nunca descontinuou o modelo e que ele sempre esteve disponível em todas as configurações, não apenas para frotistas, mas também para o consumidor que busca apenas um carro de passeio.

Painel da Parati permanece inalterado desde 2006



O slogan 'A Station mais jovem do país', contrasta com o modelo, velho conhecido dos brasileiros. O motor ainda é o longitudinal, alvo de críticas por ocupar espaço desnecessário e por ser beberrão sem entregar a potência merecida. O propulsor é o 1.6 Total Flex que rendem 101 cv (gasolina) e 103 cv (etanol).

A Volkswagen justifica a linha 2013 com leves mudanças que deixaram o modelo mais agradável. São duas versões: 1.6 (com opção do pacote Trend) e 1.6 Surf, a última com aspecto mais atual com rodas de liga-leve - herdadas do Gol Power geração 5, 2009 -, faixa decorativa lateral com a inscrição 'Surf' e novo design do bordado com logotipia da versão nos bancos dianteiros. Já a versão de entrada ganhou novo revestimento dos bancos em malharia 'Trend'. O modelo passa a oferecer como novidade no pacote opcional Trend novos faróis com detalhe interno cromado, tape preto nas colunas das portas e três alças de segurança no teto. Como opcional há ainda retrovisores elétricos e sistema de som com entrada USB/SDcard com comandos no volante.



Devido a baixa procura, os estoques em concessionárias são baixos, sendo raro encontrar alguma unidade da Parati no showrrom das revendas. Com a versão Surf custando cerca de R$ 51 mil, o cliente acaba se interessando pela Spacefox, mais moderna e com o visual em dia.

O Gol G4 segue o mesmo padrão, mas houve mudanças no desenho das calotas aro 13 polegadas, por exemplo. Com o pacote Trend, ele vem com novos faróis com detalhe interno cromado (idêntico ao da Parati), lanternas traseiras escurecidas, tape preto nas colunas das portas (na versão quatro portas), três alças de segurança no teto, luz de cortesia no porta-malas e volante de quatro raios. Os clientes contam também com novos pacotes opcionais, como rodas 14" de liga-leve e faróis dianteiros de neblina.

Detalhes cromados nos farois e novas rodas de liga-leve no Gol G4 Trend



Gol G5
Para quem esperava a reestilização do Gol G5, terá que se contentar apenas com novos kits que comemoram os 25 anos de liderança do mercado, com logotipo criado especialmente para o modelo.



Polo
Conjunto elétrico (vidros, travas e retrovisores) passa a ser de série, mesmo que na prática, o Polo com vidros a manivela nunca tenha existido. Faróis com função Coming & Leaving Home, para-sóis com espelho iluminado e alarme Keyless também pasam a ser itens de série tanto no hatch quanto no sedã.

Golf
Segue inalterado, mas as versões de entrada (Golf 1.6 e Golf 2.0) passam a oferecer rodas de liga-leve de 16 polegadas e o terceiro apoio de cabeça no banco traseiro de série. As versões Sportline 1.6 e 2.0 e a Black Edition 2.0 trazem de série retrovisor interno eletrocrômico, sensores de chuva e crepuscular e novo volante com revestimento em couro. O Golf GT 2.0 tem como equipamento standard rodas de liga leve 17", revestimento dos bancos em couro, tapetes adicionais em carpete e novo volante revestido de couro.



Saveiro
A versão aventureira da picape, a Saveiro Cross chega na linha 2013 com airbag duplo e freios ABS de série, assim como as pedaleiras em alumínio. A Saveiro Trooper passa a ter rodas de liga-leve com 15" de série, assim como para-brisa degradê. 

Saveiro Trooper ganha rodas de liga-leve de série