UAI

VW Golf 2.0 Tiptronic - Mais moderno e confortável

Hatchback médio passa a ser equipado com câmbio automático de seis velocidades, com opção de troca manual. Desempenho é bom, mas motor faz muito ruído em alta rotação

Publicidade
Foto:

Carroceria com linhas robustas reforçam aspecto esportivo

De Campinas, São Paulo - A Volkswagen substituiu a ultrapassada transmissão automática de quatro marchas do Golf por uma mais moderna, Tiptronic, de seis velocidades, com opção de troca manual. O novo câmbio equipa apenas as versões com motor 2.0 e, de acordo com a engenharia da montadora, tem recursos que proporcionam maior conforto e economia de combustível, além de dar mais esportividade ao modelo.

A transmissão Tiptronic que equipa o Golf traz algumas vantagens em relação à anterior de quatro marchas. Conta com sistema DSP, que faz a leitura das condições de rodagem do veículo, adequando-se à forma de dirigir do motorista, realizando as trocas de marchas no tempo certo. De acordo com a montadora, o consumo da versão 2.0 Tiptronic é praticamente o mesmo registrado no 2.0 com câmbio manual de cinco marchas.

Versão Comfortline inclui entre os itens de série rodas de liga leve de 15 polegadas. Transmissão tem recursos que garantem melhor dirigibilidade e trocas de marchas suaves


Além das posições tradicionais P, R, N e D, a transmissão Tiptronic tem a opção esportiva S, na qual as trocas de marchas são feitas em rotações mais elevadas. Quando o câmbio está na posição de trocas manuais ou na S, o conversor de torque é bloqueado, tornando as mudanças de marchas mais esportivas.

Na prática é possível perceber que o câmbio Tiptronic deixou o Golf um pouco mais confortável. As trocas de marchas ocorrem de maneira mais suave, sem trancos. As respostas ao comando do acelerador não são tão rápidas quando o câmbio está na posição D, pois o sistema demora um pouco para fazer as mudanças de marchas. Já na posição S ou na de trocas manuais, o carro fica mais ágil e as respostas são mais rápidas, porém, como as mudanças ocorrem em rotações mais elevadas nestas situações, a aspereza do motor fica evidente.

A Volkswagen declara que o Golf 2.0 Tiptronic acelera até 100 km/h em 11,7 segundos e tem velocidade máxima de 192 km/h. Na cidade, o consumo fica em torno de 8,4 km/l e, na estrada, 16,1 km/l. A transmissão Tiptronic do hatch médio é a mesma que equipa os modelos Bora, Jetta, Touareg e Passat. O modelo é vendido em duas versões com a nova transmissão automática Tiptronic: 2.0 (R$ 59.990, preço que inclui o Golf na lista dos carros que podem ser comprados com descontos por portadores de necessidades especiais) e 2.0 Comfortline (R$ 64.610). A Volkswagen anunciou, ainda, que o motor 2.0 flex será disponibilizado a partir do segundo semestre de 2008.

Depois do câmbio Tiptronic, você acha que o Golf precisa de mais alguma coisa? CLIQUE AQUI e OPINE!

(*) Jornalista viajou a convite da Volkswagen do Brasil