De Campinas, São Paulo - A Volkswagen substituiu a ultrapassada transmissão automática de quatro marchas do Golf por uma mais moderna, Tiptronic, de seis velocidades, com opção de troca manual. O novo câmbio equipa apenas as versões com motor 2.0 e, de acordo com a engenharia da montadora, tem recursos que proporcionam maior conforto e economia de combustível, além de dar mais esportividade ao modelo.
A transmissão Tiptronic que equipa o Golf traz algumas vantagens em relação à anterior de quatro marchas. Conta com sistema DSP, que faz a leitura das condições de rodagem do veículo, adequando-se à forma de dirigir do motorista, realizando as trocas de marchas no tempo certo. De acordo com a montadora, o consumo da versão 2.0 Tiptronic é praticamente o mesmo registrado no 2.0 com câmbio manual de cinco marchas.
Além das posições tradicionais P, R, N e D, a transmissão Tiptronic tem a opção esportiva S, na qual as trocas de marchas são feitas em rotações mais elevadas. Quando o câmbio está na posição de trocas manuais ou na S, o conversor de torque é bloqueado, tornando as mudanças de marchas mais esportivas.
Na prática é possível perceber que o câmbio Tiptronic deixou o Golf um pouco mais confortável. As trocas de marchas ocorrem de maneira mais suave, sem trancos. As respostas ao comando do acelerador não são tão rápidas quando o câmbio está na posição D, pois o sistema demora um pouco para fazer as mudanças de marchas. Já na posição S ou na de trocas manuais, o carro fica mais ágil e as respostas são mais rápidas, porém, como as mudanças ocorrem em rotações mais elevadas nestas situações, a aspereza do motor fica evidente.
A Volkswagen declara que o Golf 2.0 Tiptronic acelera até 100 km/h em 11,7 segundos e tem velocidade máxima de 192 km/h. Na cidade, o consumo fica em torno de 8,4 km/l e, na estrada, 16,1 km/l. A transmissão Tiptronic do hatch médio é a mesma que equipa os modelos Bora, Jetta, Touareg e Passat. O modelo é vendido em duas versões com a nova transmissão automática Tiptronic: 2.0 (R$ 59.990, preço que inclui o Golf na lista dos carros que podem ser comprados com descontos por portadores de necessidades especiais) e 2.0 Comfortline (R$ 64.610). A Volkswagen anunciou, ainda, que o motor 2.0 flex será disponibilizado a partir do segundo semestre de 2008.
Depois do câmbio Tiptronic, você acha que o Golf precisa de mais alguma coisa? CLIQUE AQUI e OPINE!
(*) Jornalista viajou a convite da Volkswagen do Brasil