Adquirido zero-quilômetro em Goiânia (GO), em maio de 2006, o VW Gol 1.0 City Total Flex, do bancário Paulo de Morais, começou a apresentar falhas cerca de um mês depois: súbita desaceleração no funcionamento do motor, seguida de acendimento da luz EPC no painel e falta de resposta dos comandos de aceleração. Paulo é mais uma vítima de um defeito intermitente constatado no Gol Geração 4/2006, cujo conserto a montadora desconhecia pelo menos até o fim do ano passado. Assim como outros consumidores que diagnosticaram o mesmo problema, Paulo levou o carro várias vezes à concessionária em que comprou o veículo, e em Brasília, onde mora atualmente. Algumas peças foram trocadas, mas o problema ainda persiste.
Mais sorte teve o representante comercial Davi Bastos Ferreira. O carro foi comprado em Belo Horizonte, em outubro. Até o fim do ano, foram também diversas idas à mesma concessionária, que a cada vez trocava uma peça (corpo de borboleta, chicote, novamente o chicote, comutador de ignição) e achava ter resolvido o problema. Davi lembra que foi feito até teste de queima com gasolina e álcool, antes de se chegar a uma conclusão. Finalmente, foi trocada a unidade de comando da injeção do automóvel e, desde então, o carro não apresentou mais o defeito.
Acelerador
Consultadas, algumas concessionárias da capital dizem desconhecer o defeito, afirmando que o acendimento da luz EPC é comum em qualquer veículo, sempre que há falha em componente eletrônico. A maioria, porém, confirma a passagem de clientes pela oficina, descrevendo a mesma situação. Segundo gerentes de assistência técnica, uma das possibilidades é que o defeito esteja, realmente, na unidade de comando da injeção, que deve ser reprogramada ou substituída.
Extra-oficialmente, engenheiro da montadora afirma que o defeito começa no sensor do acelerador eletrônico, drive by wire (sem cabo), do modelo. Um funcionário de concessionária explica que é preciso “passar um aparelho para limpar a avaria”. Em alguns casos, uma regulagem é suficiente, em outros, troca-se o sensor do pedal.
Segundo o engenheiro, o problema ocorreu durante três dias de montagem, ano passado, quando o componente da aceleração não correspondia aos parâmetros estabelecidos pela montadora, causando a falha em várias unidades comercializadas posteriormente.
A principal orientação dos consultores de oficina é que o veículo seja rebocado para as concessionárias, tão logo apresente o defeito, pois, caso seja ligado novamente, pode ser que não volte a apresentar o problema.
Não admite
Consultada por Veículos, oficialmente, a Volkswagen não assumiu o defeito, limitando-se a responder que a luz indicadora EPC (electronic power control) acende-se para função de controle, quando se liga a ignição, e deverá apagar-se depois da partida do motor. Sendo registrada falha no controle do motor, com o veículo em movimento, a luz indicadora volta a acender e o veículo deverá ser levado a uma concessionária. Com relação ao Gol do bancário Paulo de Morais, a montadora informa que ele foi contatado pela concessionária da região (na qual havia levado o veículo antes) para a solução do problema.