UAI

VW faz apresentação virtual do Nivus, SUV compacto com jeito de Polo aventureiro

World Première do modelo revelou suas linhas sem disfarces, com o anúncio da pré-venda para os próximos dias e chegada às concessionárias em julho

Publicidade
VW faz apresentação virtual do Nivus, SUV compacto com jeito de Polo aventureiro
VW faz apresentação virtual do Nivus, SUV compacto com jeito de Polo aventureiro Foto: VW faz apresentação virtual do Nivus, SUV compacto com jeito de Polo aventureiro

O novo SUV compacto terá preço entre a versão topo de linha do Polo e a de entrada do T-Cross

 

Impedida pela pandemia da COVID-19 de fazer o habitual estardalhaço para o seu lançamento mais importante do ano, a Volkswagen teve que se contentar com a apresentação virtual do novo SUV compacto Nivus, que usa a mesma plataforma do Polo. Com dimensões muito próximas às do hatch, o modelo chega com o padrão visual da marca, motor 200 TSI e única opção de câmbio automático de seis marchas. Traz seis airbags de série e o novo sistema de infotainment VW Play, que tem conectividade baseada no celular do motorista. O Nivus será comercializado em outros países da América Latina e na Europa, onde também será produzido com algumas modificações.


A abertura da World Première do Nivus foi feita por Pablo Di Si, CEO da Volkswagen na América Latina. Ele  enfatizou a importância do lançamento virtual em consequência da pandemia do novo coronavírus, pois considera que “a saúde e segurança dos funcionários da empresa estão em primeiro lugar”. O Nivus está sendo visto como um marco para a empresa na América Latina, onde as fábricas da VW já começam a retomar a produção. As unidades de Anchieta e Taubaté voltam às atividades a partir de 1º de junho.

A traseira tem uma ligeira descaída no teto, além de spoiler e lanternas com LED


Totalmente desenvolvido pela VW da América Latina, o Nivus começou a ser elaborado em 2017, quando o novo Polo foi lançado. Os modelos usam a mesma plataforma MQB, que deu origem também ao Virtus e ao T-cross. Com 4,26m de comprimento (21cm a mais que o hatch) e 1,49m de altura (3cm a mais), o novo SUV compacto tem a mesma distância entre-eixos (2,56m) e largura (1,75m) do Polo, por isso sugere ser apenas a versão aventureira do hatch. Na prática, o espaço interno de ambos é bem parecido, exceto pelo porta-malas, que no hatch tem 300 litros e no SUV 415 litros. A abertura da tampa do porta-malas pode ser feita também por meio de um botão virtual na tela do sistema multimídia.

Destaque no interior é o sistema de infotainment VW Play, que permite download de aplicativos


No visual, o Nivus preserva a identidade da VW, com linhas mais retas e formas robustas. A diferença na parte frontal é a grade mais larga, com o novo logo da marca, capô vincado e para-choque com desenho mais recortado, para transmitir a ideia de esportividade. As laterais lembram muito as do Polo, exceto pela descaída no teto na traseira, que confere ao SUV uma discreta semelhança com um cupê. O modelo tem faróis, luz diurna, auxiliares de neblina e lanternas traseiras todos com LED. As lanternas são unidas por um elemento horizontal, formando uma peça única, como no T-Cross. As rodas de liga leve de 17 polegadas têm desenho exclusivo e os para-lamas trazem protetores, que os deixam mais pronunciados.

Modelo tem sistema que faz a leitura da distância e velocidade do veículo que está à frente


CONECTIVIDADE A montadora destaca no novo Nivus o VW Play, central multimídia totalmente desenvolvida no Brasil, com tela de 10 polegadas sensível ao toque, com botões virtuais e uma série de serviços e streaming. O sistema não tem Wi-Fi nativo, já oferecido pela concorrência, mas traz conectividade com smartphones por Android Auto e Apple CarPlay com espelhamento sem fio, além de uma loja virtual exclusiva para o cliente Volkswagen, para download de aplicativos (memória de 10GB) como Estapar (estacionamento), 12 min (audiobook), Ubook (audiobook), Deezer (música), Waze (navegação) e IFood (delivery de comida). O sistema traz ainda o manual cognitivo, por meio do qual o motorista consegue agendar revisões e tirar dúvidas. Além do VW Play, o Nivus tem painel digital Active Info Display, também com tela de 10 polegadas, que pode ser comandada pelos botões no novo volante.

MOTOR O VW Nivus será vendido inicialmente somente com o motor 200 TSI, um três-cilindros 1.0 turbo, flexfuel e com injeção direta de combustível. O propulsor desenvolve 116cv (gasolina) e 128cv (etanol), com torque de 20,4kgfm para ambos os combustíveis. A única opção de transmissão é a automática de seis marchas e a VW. No quesito segurança, o modelo traz detector de fadiga, Isofix e top-tether para fixação de cadeirinha infantil no banco traseiro, Kessy (abertura das portas e partida do motor sem contato com a chave), ESC (controle eletrônico de estabilidade), auxílio de partida em rampas (HHC) e câmera de ré.

A pré-venda digital do Nivus será iniciada em duas semanas e as vendas nas concessionárias no início de junho


O Nivus traz ainda o Adaptive Cruise Control (ACC), sistema que permite ao motorista ajustar a velocidade e a distância em relação ao veículo à frente, acelerando e freando automaticamente. Tem também o Autonomous Emergency Brake (AEB), recurso que identifica o risco de colisão frontal e freia o carro de maneira autônoma em velocidades até 50km/h.


A produção do novo Nivus será iniciada na fábrica de Anchieta, em São Paulo, em duas semanas, quando também começará a pré-venda de maneira digital. As vendas presenciais nas concessionárias somente no início do segundo semestre. Na Argentina, o modelo chegará às concessionárias no fim do segundo semestre, e no primeiro semestre de 2021, nos demais mercados sul-americanos. O modelo será lançado também na Europa, no segundo semestre do ano que vem.

Descaída do teto na traseira confere ao SUV um aspecto de cupê


A Volkswagen não revelou o preço do Nivus, mas adiantou que ficará entre a versão topo de linha do Polo, a 200 TSI Highline (R$ 86.680) e a de entrada do T-Cross 200 TSI, que tem opção com câmbio manual (R$ 88.790) e automático (R$ 96.590). Nossa projeção é de que o Nivus chegue com preço inicial de R$ 89.990. Vamos aguardar para ver. Não pode ser muito diferente disso para não canibalizar a versão topo do Polo e não distanciar da concorrência.

O SUV compacto tem a grade dianteira mais larga do que a do Polo e traz a nova logo da marca