Pacheco/Argentina ? Aguardada como um dos lançamentos mais demorados da indústria, a picape Volkswagen Amarok ? nome que significa lobo na língua de esquimós do Norte do Canadá ? foi apresentada oficialmente segunda-feira, na fábrica de Pacheco, na Argentina, onde é produzida. O evento teve um tom fortemente político, com direito à presença da presidente Cristina Kirchner e de outros políticos locais, além de sindicalistas, que comemoravam o primeiro lançamento de um veículo global na planta de Pacheco. Mas o mercado ainda vai demorar para conhecer de perto a Amarok, que só começa a ser vendida, tanto na Argentina como no Brasil, em março.
Para introduzir a sua primeira picape média no mercado, a VW pretende começar de cima: a primeira versão a ser comercializada é cabine dupla, com motor 2.0 diesel biturbo e tração 4x4, e já bastante equipada, visando como concorrentes principais os modelos Toyota Hilux, Mitsubishi L200 Triton e Nissan Frontier, além de Ford Ranger e Chevrolet S10, que também têm versões mais simples. O preço ainda não foi divulgado, mas calcula-se em torno de R$ 100 mil. Depois da cabine dupla chega a cabine simples, em meados de 2010, também equipada com motor a diesel, porém monoturbo. E também está prevista uma versão 4x2. Com relação ao uso de um propulsor a gasolina ou flex, a Volkswagen afirma que não há planos, por enquanto.
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O motor vem da Europa e segundo o presidente da Volkswagen na Argentina, Viktor Klima, não há planos para sua produção no Mercosul. Já o câmbio será produzido no Brasil. Klima garante que o veículo terá mais de 60% de conteúdo regional. A previsão inicial de produção na fábrica de Pacheco, que exportará para países da América do Sul, Europa, Austrália e África, é de 90 mil picapes por ano. Dessas, devem vir para o Brasil, a partir de 2011, 22 mil. Mas, para o ano que vem, a previsão é mais modesta, com expectativa de cerca de 10 mil unidades comercializadas.
Configurações
O lançamento foi estático e não houve divulgação oficial de ficha técnica ou lista de equipamentos. Mas, observando-se os modelos expostos, foi possível saber que, também com cabine dupla, tração 4x4 e motor biturbo diesel, na Argentina a picape será vendida em três configurações: Comfortline, Trendline e Highline, todas com câmbio manual. A última, topo de linha, deve ser a que provavelmente virá para o Brasil: tem ar-condicionado digital, freios ABS e controle de tração, airbag duplo (e dois laterais como opcional), trio elétrico, CD com MP3, computador de bordo com GPS, faróis de neblina e rodas de liga leve aro 18 polegadas. No banco de trás, que é rebatível e bipartido, há três encostos de cabeça e todos os cintos de segurança são de três pontos.
Há opção de bancos revestidos em tecido ou em couro, dando o acabamento impressão de boa qualidade. O volante é revestido em couro, tem regulagem de altura e distância. O banco do motorista também tem regulagem de altura. Por dentro, alguns porta-trecos e porta-copos, inclusive no assoalho de trás.
Dados técnicos
O motor 2.0 biturbo desenvolve 163cv de potência a 4.000rpm (enquanto o monoturbo tem 122cv) e o torque máximo é de 40,81kgfm a 1.750rpm. O peso da picape é de 2.850kg, sendo a capacidade de carga de 1 mil quilos.