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Vrum responde - Rodo pouco com meu carro flex. Uso etanol ou gasolina?

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TRABALHA PERTO
Rodo pouco com meu carro flex, uso etanol ou gasolina?

José Roberto dos Santos Filho
Pouso Alegre – MG

Tenho um veículo flex, rodo muito pouco com ele porque meu trabalho fica próximo de casa (em torno de três quilômetros). Gostaria de saber se é preferível rodar com etanol ou gasolina, independentemente do preço dos combustíveis.

Não muda muito rodar com etanol ou gasolina, José. O importante é você reduzir o prazo da troca de óleo do motor para evitar a borra e outros problemas.


MISTÉRIO

Vidro do motorista do VW ox sobe e desce sozinho

Pedro
pdro4.0@gmail.com

Tenho um CrossFox 2007 que, de uns dias para cá, apresentou problemas no vidro do motorista, que está subindo e descendo sozinho. O engraçado é que isso só acontece quando estou rodando com o carro. Fora isso, os sistemas de alarme, travas e vidros estão funcionando normalmente. Já levei o carro em algumas autoelétricas, mas sem sucesso. Vocês podem me ajudar a decifrar esse enigma que está me deixando doido?

Pedro, as autoelétricas provavelmente não vão detectar o problema com seu vidro, já que sua origem provavelmente é no sistema eletrônico que o aciona. O carro deve ser levado a uma concessionária.


VERDADE?
Carros rebaixados ou com uspensão a ar são duros?

Arthur Rodrigues Ribeiro e Silva
arthur_345@ig.com.br

Muitos falam e eu acredito que seja verdade, carros com suspensão a ar ou rebaixados são mais ''duros'' que os carros com suspensão convencional?

Arthur, o carro rebaixado é mais duro porque a suspensão perde o curso. Quanto a suspensão a ar, depende: existem algumas que são tão macias quanto as normais. Outras tornam o carro extremamente duro.


CÂMBIO

Embreagem de automatizado e desgasta mais ou menos?

Vander Abreu
vsoabreu@gmail.com

Vocês falam bastante sobre câmbio automatizado, até do óleo que deve ser trocado, porém ainda me restou uma dúvida. O câmbio automatizado gasta mais a embreagem?

Pelo contrário, Vander. No câmbio automatizado, como a embreagem é acionada por um computador, seu desgaste é menor do que na caixa manual tradicional, que está sujeita às barbeiragens e controle menos eficiente do motorista.


10%?
Em quanto posso exceder a troca o óleo sem danificar o motor?

Vanelles Mafra
cine.mfa@hotmail.com

Depois de expirado o prazo para trocar o óleo, quanto tempo eu posso excedê-lo sem comprometer o motor do carro? É porque na cidade em que moro tem apenas uma concessionária habilitada a fazer as revisões e há demora no agendamento. Por isso, costuma passar uns 10% da quilometragem.

Uma diferença de 10% na quilometragem recomendada para a troca efetiva do óleo não prejudica o motor. Mas também não passe muito disso!


NEM BOMBA NEM CEBOLINHA
Possível falha na lubrificação pode causar aquecimento

Eduardo Henrique Santos
eduardotw@hotmail.com

Tenho um Chevrolet Celta 2001 que, quando aquece, aciona a luz do óleo. Já quando ligo o carro, com o motor frio, a luz apaga rapidamente. Isso mostra que não pode ser problema na bomba. Já troquei a cebolinha e nada. O que pode ser?

Eduardo, é difícil dar um parecer a distância, mas tudo leva a crer que o motor está com algum problema no circuito de lubrificação. Por isso a luz acende quando o carro aquece. E por que ela apaga quando o motor está frio? Porque, com a temperatura mais baixa, o óleo tem mais viscosidade e a pressão é maior, o que compensa o eventual problema. Quando o óleo aquece, a pressão se reduz e aí a lâmpada acusa a deficiência. Leve o carro a uma oficina para verificar algum problema interno no motor.