UAI

Vrum Responde: Posso deixar o câmbio automático em neutro com o carro em movimento?

Colocar 20% de gasolina pode ajudar na partida em dias frios? Confira a resposta dessa e outras perguntas

Publicidade
Vrum Responde: Posso deixar o câmbio automático em neutro com o carro em movimento?
Vrum Responde: Posso deixar o câmbio automático em neutro com o carro em movimento? Foto: Vrum Responde: Posso deixar o câmbio automático em neutro com o carro em movimento?



AUTOMÁTICO
Alavanca em neutro com o carro em movimento não é seguro

Fábio Resende
Por e-mail

Tenho um VW Jetta TSI, ano 2012, com transmissão DSG de seis marchas e dupla embreagem. Quando pergunto nas concessionárias se posso mudar o câmbio em movimento da posição D para S eles afirmam que sim. Mas quando pergunto se posso, em movimento, passar da posição D para N ninguém sabe responder. Sei que existe o fator segurança e é melhor o carro não estar desengrenado. Porém, minha dúvida é se
estraga ou não o câmbio.

Continua depois da publicidade


Você está certo, Fábio, ao imaginar que rodar com o carro com o câmbio em ponto morto ameaça a segurança. Mas não há riscos de danificar a caixa.


GOLF 2002
O carro fica sem força e parece que está amarrado

Rodrigo
Por e-mail

Meu VW Golf, ano 2002, corta o giro do motor quando chega aos 4.000rpm. Ele fica sem força e parece que está amarrado. Qual é o possível defeito?

Rodrigo, você deve saber que em todo carro existe um sistema que corta o giro do motor sempre que este atinge rotações muito elevadas (variando conforme o modelo). Isto ocorre justamente para não danificar o motor. Mas o do seu carro está cortando em uma rotação ainda baixa, provavelmente devido a algum problema na injeção eletrônica. Leve o carro para uma oficina que tenha um computador para diagnosticar o defeito.

REFRIGERAÇÃO
Problema no motor da ventoinha pode causar superaquecimento

Fabrício Baptista
Por e-mail

Voltando à noite para casa, de repente olhei para o painel e vi que a luz indicadora de falha no sistema de refrigeração do motor estava acesa. Como estava perto de casa, decidi continuar. Quando cheguei, abri o capô e vi que o carro estava fervendo. Achei que o problema era o “cebolão”, que teria queimado. Comprei outro, levei ao eletricista e pedi para trocar. Uma semana depois, o carro apresentou o mesmo problema. O que pode ser? Obs.: a ventoinha não está armando.

Fabrício, você achou que o “cebolão” não estava armando a ventoinha e o substituiu. Mas se mesmo assim ela continua não funcionando, o problema deve ser de seu motor elétrico, que deve ter tido algum problema.


FLEX
Colocar 20% de gasolina pode ajudar na partida em dias frios

Henrique Moreira
Por e-mail

Estou abastecendo meu carro flex somente com álcool. Entretanto, como era de se esperar,
estou tendo dificuldades em dar a partida de manhã cedo, quando a temperatura ainda está bem baixa, e acabo forçando muito a ignição. Tenho receio de danificar alguns componentes, visto que o problema é diário. Gostaria de saber se há alguma forma de minimizar esse problema, e como proceder de forma a evitar danos ao veículo.

Henrique, o sistema de injeção de gasolina está com problema e não deve estar funcionando corretamente. Leve o carro a uma oficina. Mas vai aqui uma dica: nos dias mais frios, use etanol com cerca de 20% de gasolina que o motor volta a pegar normalmente, com ou sem o sistema de partida a frio.


AIRBAG E ABS
No modelito da segurança, bolsa complementa o cinto

Anna Luiza Dumard
Por e-mail

Gostaria de saber se há alguma relação entre o uso de cinto de segurança e a abertura do airbag. Se não, quando eles acionam?

Anna, a relação entre estes dois itens de segurança está no fato de que o airbag oferece uma proteção complementar ao cinto de segurança. Mas o acionamento do airbag em caso de batida não está condicionado ao fato de os ocupantes estarem usando o cinto ou não. Os airbags se inflam com a soma de uma série de fatores, como o veículo estar transitando
a uma velocidade mínima (que depende de cada marca), uma desaceleração forte, a deformação do chassi ou uma inclinação da carroceria (no caso dos airbags laterais).