BENEFÍCIO
Portador de necessidades especiais tem descontos na compra de carro?
Edino Rodrigues
edinop4@hotmail.com
Sou deficiente visual e tenho direito ao desconto na compra de um carro zero. Fiz algumas pesquisas e descobri que tenho direito ao desconto do IPI na compra do carro zero. Estou interessado em comprar um Nissan Versa SV, que custa R$ 39.990. Gostaria de saber quanto esse carro vai me custar já com o desconto e qual a porcentagem de desconto no modelo nacional e no importado.
Olá, Edino. Trata-se realmente de uma questão bem complexa, pois, além do percentual de desconto incidente, existe a divergência do preço praticado. De acordo com o estabelecido na legislação da isenção do IPI, classificados na tabela Tipi, o desconto incide conforme variação da potência e número de pessoas transportadas. As alíquotas incidentes podem variar de 11% à 25%. Entretanto, o que mais dificulta a aquisição do veículo com o benefício fiscal é que a incidência do desconto se aplica sobre o preço sugerido pela montadora, o que é invariavelmente maior que o preço praticado pelo mercado. Ou seja: o índice do desconto em tela da tabela Tipi não espelha a realidade, pois é aplicada sobre um preço diferente do mercado. Quanto à origem dos veículos, a legislação permite o desconto sobre modelos de produção nacional, Mercosul e México. Quanto aos carros mexicanos, somente a Fiat Automóveis participa desse segmento de vendas, liberando os modelos Freemont e 500.
PANCADA
Bati a roda do carro no meio-fio. Será que empenou o eixo?
Rafael Schiavon Fortes
rs_fortes@hotmail.com
Tenho um Renault Sandero com 8 mil quilômetros rodados e, recentemente, bati a roda em um meio-fio relativamente alto. Danificou a calota, mas não a quebrou. Porém, uma semana depois constatei que o carro está desalinhado. Bem pouco, mas está. O que pode ser? Corro o risco de ser o eixo empenado?
Caro Rafael: tudo depende do tamanho da pancada que você deu na roda do seu carro contra o meio-fio. Para empenar o eixo teria que ser um choque bem forte. Mas, se não foi, provavelmente só deve ter ocorrido o desalinhamento da direção. Procure uma oficina especializada para conferir o alinhamento da direção e o balanceamento da roda afetada. Só assim será possível você ter a certeza do tamanho do estrago.
NA GARAGEM
Como proceder se meu veículo está parado por muito tempo?
Sérgio Formiga
Rio de Janeiro
Tenho um VW Voyage 1.0 Trend 2011/2012. Sofri um acidente e ainda estou sem poder dirigir, pois tive uma fratura no punho. O meu veículo está parado e, uma vez ou outra, eu apenas o ligo, pois não dá para dirigir. Além disso, está na época de fazer a manutenção. Como eu devo proceder nesta situação? Continuo apenas ligando o carro ou o levo para a manutenção?
Apenas ligar o carro não é suficiente, Sérgio. Mas primeiramente é preciso saber se você vai ficar sem dirigir por muito tempo, pois, se não for, não há com que se preocupar. O veículo não deve ficar parado por muitos meses, pois começa a ter problema de ressecamento de componentes de borracha e juntas, além de falta de lubrificação nas partes móveis. Nessa condição, o correto seria se alguém pudesse colocá-lo em movimento algumas vezes na semana, fazendo inclusive com que o motor chegue à temperatura ideal de funcionamento. Outro detalhe que você deve observar são os pneus, que acabam ficando quadrados se deixados por muito tempo na mesma posição. Para evitar esse tipo de situação, o ideal é manter o carro suspenso por cavaletes. E quanto à revisão, se já está na hora de fazê-la, não há o que esperar.
ALTERAÇÃO
Corro o risco de ser multado se instalar neon debaixo do carro?
Kleber Gualtieri
kleber@timempresarial.com
Tenho um Fiat Marea no qual instalei neon nas partes baixas laterais, traseira e dianteira, na cor verde. Recentemente, a polícia me parou e me multou, apreendendo o documento do carro, alegando que eu alterei as características do veículo. Está correto? Que eu saiba, não existe lei proibindo o uso de neon.
Olha, Kleber, a lei é clara: é proibido alterar as características originais do veículo. Portanto, se você está instalando iluminação em local que não tem, está sujeito a multa sim. Se a fiscalização fosse mais rígida no Brasil, muitos motoristas seriam multados por colocar lâmpadas inadequadas nos faróis de seus carros. Então, imagine no seu caso!
ACIDENTE
Em caso de capotamento, é normal os airbags não serem acionados?
Adriana Santos
drisancos@hotmail.com
Sofri um acidente com capotamento, porém o airbag não foi acionado. O carro estava a uma velocidade aproximada de 60km/h, mas não houve colisão frontal. Isso é normal? Devido ao acidente é necessária a substituição dos airbags e dos cintos de segurança?
Oi, Adriana. Se o carro capotou, mas a parte dianteira não foi atingida, é normal que os airbags não sejam acionados, pois os sensores não identificaram a colisão. E, se os cintos de segurança foram submetidos a um esforço brusco, devem ser substituídos.
FLEX
Mudança constante na mistura de combustível é prejudicial?
Samir El
samirel2009@hotmail.com
Tenho um VW Fox 1.6 que faz na cidade 10km/l com gasolina e 7km/l com etanol. Ultimamente tenho abastecido da seguinte maneira: meio tanque com etanol e meio com gasolina. Desse jeito, a média de consumo fica em torno de 8km/l. Essa constante mudança na mistura é prejudicial ao motor? Ouvi dizer que o carro precisa de um tempo com uma mistura para se adaptar.
Caro Samir: se seu carro tem motor flex, foi feito para funcionar com gasolina, etanol ou a mistura de ambos em qualquer proporção. Portanto, se você está abastecendo com os dois combustíveis na mesma quantidade e está satisfeito com o consumo, não se preocupe que nada vai danificar o motor. E o tempo que a central eletrônica precisa para reconhecer o combustível que está no tanque é mínimo e não afeta em nada o desempenho do motor.
e-mail para esta coluna veiculos.mg@diariosassociados.com.br