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Vrum responde - O uso de hidrogênio no motor realmente reduz o consumo?

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KITS
O uso de hidrogênio no motor realmente reduz o consumo?

Julian Maques Couto
Itajaí – SC

Esses kits de hidrogênio que são encontrados na internet funcionam? Eles proporcionam realmente alguma economia de combustível ou danificam o motor do carro?

Oi, Julian, os benefícios do uso do hidrogênio associado à mistura ar-combustível em um motor a combustão são reais. Tanto é que a tecnologia é usada em competições. Mas para o uso cotidiano ainda não existe um sistema consolidado. Se fosse tão simples reduzir o consumo e as emissões, a indústria automotiva já teria adotado essa tecnologia. No caso de sistemas adaptados, além da perda da garantia, a manutenção também teria que ser diferenciada.


MANUTENÇÃO
O que mais tenho que trocar para resolver o problema do motor?

Eli Faria
eli_silva03@hotmail.com

Tenho um VW Gol 1.6 CHT 1990 que apresentou problema de água no cárter. Troquei a junta do cabeçote, porém o problema continuou. Troquei outra vez a junta e desgastei o cabeçote, mas o problema persistiu. Troquei o cabeçote, as camisas, pistãos, bronzinas, bomba d’água, radiador, e mesmo assim não resolveu. Além disso, a temperatura do motor sobe muito quando o carro está a mais de 110km/h, apesar de a ventoinha disparar normalmente. Em baixas rotações a temperatura nem chega no meio do marcador. Será que o problema é na junta de admissão?

Olha, Eli, depois de tudo que você já trocou, só faltou mesmo substituir o bloco do motor. E quem sabe a trinca está aí?


RETÍFICA
Será que o motor do meu carro aguenta mais um passe?


Adriano Zanferrari
adriano_zanferrari@yahoo.com.br

Tenho um VW Gol CL/MI 1.8 8V, 1997, a etanol, com 323 mil quilômetros rodados. O motor nunca foi retificado. Apenas uma vez eu tive que dar um passe no cabeçote, pois a junta havia estourado, mas já faz muito tempo. A junta que o mecânico colocou queimou de novo e agora esta entrando água no primeiro cilindro. Agora eu levo o carro a outro mecânico e ele fala que quer fazer o cabeçote inteiro, regular as válvulas e tudo mais. Só que eu acho que a parte de baixo não vai aguentar se eu fizer a parte de cima. Acho melhor apenas dar um passe novamente e colocar uma junta de ferro. O que eu faço? Faço o cabeçote inteiro e fica como novo ou só dou um passe? Detalhe: tenho o pé bem pesado.

Se você tem o pé pesado e o motor já está com mais de 300 mil quilômetros, e com esses defeitos, deve estar mesmo na hora de uma retífica completa.


DESEMPENHO
O chip do YouTube faz mesmo tudo o que promete com o carro?

Saul Eric
sauleric1234@yahoo.com.br

Tenho um VW Gol 1.0 16V 2002 e vi no YouTube um vídeo a respeito de um chip que aumentaria o desempenho do carro em rotações baixas. Instalando esse chip, realmente o carro desenvolve melhor nas arrancadas? Esse chip pode afetar o sistema de injeção eletrônica? Pensei em usá-lo, pois realmente o Gol 16V tem um pouco de deficiência nas arrancadas, principalmente em subidas íngremes.

Oi, Saul. Existem chips que alteram o mapa de ignição e injeção do motor e que aumentam a potência. Mas aumentam também o consumo e o nível de emissões. A melhor regulagem do motor é a obtida pela engenharia da fábrica. Mas se você quiser assumir os riscos...

 

 

 

PROTEÇÃO
Peito de aço é coisa do passado ou ainda tem utilidade?

Roberto José
Maceió – AL

O carro da minha mãe é um Ford EcoSport que não tem protetor de cárter. Por que o carro saiu de fábrica sem esse componente? E se o motor bater em alguma coisa e furar? Como é que fica? Um carro como o EcoSport, que tem uma proposta fora de estrada, não deveria ter esse protetor como item de série?

Caro Roberto: se o motor não tem protetor de cárter, é interessante colocá-lo. Mas se o equipamento não está à venda nas concessionárias, é porque provavelmente existe algum problema técnico em sua instalação. Há também quem condene o protetor, afirmando que com ele o carro fica ainda mais baixo e aumentam as chances de uma esbarrada.

LUBRIFICANTES
Qual a diferença entre os óleos mineral e sintético? Qual o melhor?


Osvaldo Barboza
osvaldo.barboza@ig.com.br

Qual a diferença entre os óleos mineral, sintético, semissintético e base sintética? Existe um tipo de óleo para cada faixa de quilometragem? Quando meu carro era zero, eu usava SAE 5W40. Atualmente ele está com 60 mil quilômetros. Continuo usando o mesmo? E qual é o melhor dos quatro?

Oi, Osvaldo. O mineral vem do petróleo. O sintético é produzido em laboratório e, por isso, não precisa dos aditivos misturados ao mineral para adequá-lo às exigências do motor. Ele é mais caro, porém dura mais. O semissintético ou base sintética é uma mistura do mineral com o sintético. Se seu motor não está queimando óleo e o nível dele se mantém sem problemas, pode continuar usando o recomendado pela fábrica.