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Vrum responde - 23/03/2013

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S-50
Diesel com menos enxofre afeta picapes antigas?

Fabrício Fontenele
Piripiri – PI

Comprei uma Nissan Frontier 2009 cuja antiga proprietária só abastecia com diesel comum. Quero saber se posso usar o diesel S-50 no veículo ou tenho que usar apenas o convencional.

Pode usar o S-50, Fabrício, mas seu veículo não vai emitir menos por isso, o que acontece com os veículos com tecnologia que exige o combustível com baixo teor de enxofre. Mas lembre-se de que o S-50 ´é custa mais caro, por isso é bom você fazer as contas para ver se vale a pena.


Zero
Por que o carro emplacado desvaloriza tanto?

Esdras Felicio
Joinville – SC

Gostaria de saber qual é o motivo pelo qual um carro zero quilômetro, assim que sai da loja, já perde cerca de 20% do seu valor. Justifico minha indignação porque, ao tentar trocar meu Citroën C3 XTR 2011 com 18 mil quilômetros rodados e em estado impecável pelo novo modelo, meu veículo teve desvalorização de R$ 18 mil. Ressalto que quem avaliou tão mal meu veículo foi a própria concessionária da marca.

Esdras, esse é um fenômeno universal. Qualquer automóvel zero quilômetro, de qualquer marca, em qualquer país, perde cerca de 20% assim que sai do showroom. Alguns mais, alguns menos, mas todos perdem.


COMBUSTÍVEL
Motor a gasolina trabalha com mais etanol?

Paulo Farah
paulofarah@agromind.com.br

Tenho uma Ford Ranger 2007 a gasolina, ou seja, projetada para rodar somente com este combustível. Gostaria de saber quais danos o aumento da concentração de etanol na gasolina, que vem sendo acrescida nos últimos anos, pode causar ao motor.

Paulo, não tem problema misturar etanol na gasolina na faixa de 20% a 25%. Nossos motores, e até os dos automóveis importados, funcionam sem problema até esse percentual. Nos EUA, por exemplo, é comercializado o “gasohol”, mistura de 10% de álcool na gasolina, sem qualquer modificação nos motores.


MARCA
Para ser bom, lubrificante
precisa ter grife ou não?

José Afonso Ferreira
Nepomuceno – MG

Tem algum problema usar um lubrificante de marca desconhecida, sendo que ele tem todos os requisitos exigidos pela ANP?

José, desde que se respeitem as características de viscosidade (SAE) e aditivação (API) recomendadas pelo fabricante do automóvel, use o óleo de qualquer fabricante. Mas também não abuse, não pode ser uma fabriqueta de fundo de quintal.


Novo
É mesmo necessário amaciar

o motor do carro?

José Luiz Lopes
joseluiz.lopes@oi.com.br

Quanto ao amaciamento de motor, vocês afirmaram que se deve evitar subir o giro nos primeiros 500 quilômetros. Porém, esclareço que, em contato com engenheiros e mecânicos especializados, todos disseram que até os 2 mil quilômetros o motor deve trabalhar com o giro alto.

José Luiz, continuamos afirmando que não existe mais amaciamento de motor e que basta não pisar fundo nos primeiros 500 quilômetros. Quem te passou informação contrária é que está enganado.


NO TEMPO
Os cuidados para quem vai

proteger o carro com capa

Adenilson Jesus de Souza
adenilsonjs@gmail.com

Moro em um condomínio com garagem descoberta. O que fazer para proteger a pintura do meu carro? Devo colocar capa outem alternativa?

Adenilson, colocar capa exige vários cuidados, a começar pela qualidade do produto, além da ventilação, é bom sempre retirá-la pela manhã.

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