S-50
Diesel com menos enxofre afeta picapes antigas?
Fabrício Fontenele
Piripiri – PI
Comprei uma Nissan Frontier 2009 cuja antiga proprietária só abastecia com diesel comum. Quero saber se posso usar o diesel S-50 no veículo ou tenho que usar apenas o convencional.
Pode usar o S-50, Fabrício, mas seu veículo não vai emitir menos por isso, o que acontece com os veículos com tecnologia que exige o combustível com baixo teor de enxofre. Mas lembre-se de que o S-50 ´é custa mais caro, por isso é bom você fazer as contas para ver se vale a pena.
Zero
Por que o carro emplacado desvaloriza tanto?
Esdras Felicio
Joinville – SC
Gostaria de saber qual é o motivo pelo qual um carro zero quilômetro, assim que sai da loja, já perde cerca de 20% do seu valor. Justifico minha indignação porque, ao tentar trocar meu Citroën C3 XTR 2011 com 18 mil quilômetros rodados e em estado impecável pelo novo modelo, meu veículo teve desvalorização de R$ 18 mil. Ressalto que quem avaliou tão mal meu veículo foi a própria concessionária da marca.
Esdras, esse é um fenômeno universal. Qualquer automóvel zero quilômetro, de qualquer marca, em qualquer país, perde cerca de 20% assim que sai do showroom. Alguns mais, alguns menos, mas todos perdem.
COMBUSTÍVEL
Motor a gasolina trabalha com mais etanol?
Paulo Farah
paulofarah@agromind.com.br
Tenho uma Ford Ranger 2007 a gasolina, ou seja, projetada para rodar somente com este combustível. Gostaria de saber quais danos o aumento da concentração de etanol na gasolina, que vem sendo acrescida nos últimos anos, pode causar ao motor.
Paulo, não tem problema misturar etanol na gasolina na faixa de 20% a 25%. Nossos motores, e até os dos automóveis importados, funcionam sem problema até esse percentual. Nos EUA, por exemplo, é comercializado o “gasohol”, mistura de 10% de álcool na gasolina, sem qualquer modificação nos motores.
MARCA
Para ser bom, lubrificante
precisa ter grife ou não?
José Afonso Ferreira
Nepomuceno – MG
Tem algum problema usar um lubrificante de marca desconhecida, sendo que ele tem todos os requisitos exigidos pela ANP?
José, desde que se respeitem as características de viscosidade (SAE) e aditivação (API) recomendadas pelo fabricante do automóvel, use o óleo de qualquer fabricante. Mas também não abuse, não pode ser uma fabriqueta de fundo de quintal.
Novo
É mesmo necessário amaciar
o motor do carro?
José Luiz Lopes
joseluiz.lopes@oi.com.br
Quanto ao amaciamento de motor, vocês afirmaram que se deve evitar subir o giro nos primeiros 500 quilômetros. Porém, esclareço que, em contato com engenheiros e mecânicos especializados, todos disseram que até os 2 mil quilômetros o motor deve trabalhar com o giro alto.
José Luiz, continuamos afirmando que não existe mais amaciamento de motor e que basta não pisar fundo nos primeiros 500 quilômetros. Quem te passou informação contrária é que está enganado.
NO TEMPO
Os cuidados para quem vai
proteger o carro com capa
Adenilson Jesus de Souza
adenilsonjs@gmail.com
Moro em um condomínio com garagem descoberta. O que fazer para proteger a pintura do meu carro? Devo colocar capa outem alternativa?
Adenilson, colocar capa exige vários cuidados, a começar pela qualidade do produto, além da ventilação, é bom sempre retirá-la pela manhã.
Mande suas perguntas para: veiculos.mg@diariosassociados.com.br