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ODORES
Meu carro não é revólver, mas de onde vem esse cheiro de pólvora?

André Silva
Guaratinguetá – SP


Tenho um Mitsubishi Airtrek 2.4 16V 4x4 integral, ano 2006, e quando trafego em rotações mais altas sinto um cheiro estranho parecido com pólvora no escapamento. O que pode estar causando esse mau cheiro?

Caro André. Pelos sintomas narrados por você, tudo indica que seu carro está com problema no catalisador. O componente pode estar com o prazo de validade vencido. Ele dura em média 80 mil quilômetros. O uso de combustível adulterado é um dos fatores que também pode acelerar o processo de degradação do catalisador. Quando isso acontece, é normal sentir um cheiro forte de enxofre ou ovo podre. Situação desagradável.



NO GÁS
Carro com câmbio automático pode ser adaptado para uso de GNV?

Francisco Cuellar
jfcuellar@msn.com


Tive três carros adaptados para o uso do gás natural veicular (GNV), todos com câmbio manual, e nunca ocorreu qualquer tipo de problema. Recentemente, comprei um modelo com transmissão automática e gostaria de saber se existe algum inconveniente em usar GNV nesse carro.

Olha, Francisco, em princípio, nenhum problema em usar o GNV em um carro com câmbio automático.


TRAÇÃO
Usar o 4x4 no asfalto pode danificar o sistema do carro?

Pedro Barbosa
pedro17082006@hotmail.com


Gostaria de saber se a utilização de tração 4x4 no asfalto danifica o sistema do veículo, caso o automóvel não tenha tração 4x4 permanente.

Sim, Pedro, se seu carro não foi projetado para tração integral permanente ou do tipo "on demand", ligar a tração nas quatro rodas no asfalto vai danificar a transmissão.


LUBRIFICANTE
No troca-troca do óleo, qual devo manter no motor do carro?

Éverton Alves
evertomcoop@yahoo.com.br


Tenho um Chevrolet Celta 1.0 8V, 2004/2005 e no manual diz que o mesmo sai de fábrica com óleo de classificação API-SL e viscosidade SAE 5W30. Como eu comprei de segunda mão e o ex-dono é um conhecido meu, observei que ele usava o SAE 15W40 semissintético. Sei que quanto menor a viscosidade do óleo, maior sua mobilidade (é como comparar água com mel passando por um filtro ou canudo fino) dentro do motor, ou seja, percorre as engrenagens mais rapidamente. Posso voltar a usar SAE 5W30? E se o fizer, o motor não sofreria qualquer avaria pelo fato de ter usado um óleo de viscosidade maior? Tenho que regredir aos poucos, usando um de viscosidade menor até chegar no indicado no manual? O carro está com 67 mil quilômetros rodados e praticamente só fica na garagem, mas quando uso faço viagens de 800 quilômetros.

Oi, Éverton. Se o motor do seu carro já está rodando há muito tempo com esse óleo um pouco mais viscoso e com toda essa quilometragem nas costas, pode continuar usando o 15W40.


PRÉ-IGNIÇÃO
O que fazer para eliminar  incômoda batida de pino?

Edson Luiz Birck
Chapecó – SC


Tenho um VW Polo hatch 2011/2012 e quando estou acelerando em rotações entre 1.500rpm e 2.000rpm rpm, com o motor ainda frio, escuto a tal batida de pino. Levei o carro na concessionária e o mecânico falou que não tem o que fazer. Disse também que o pistão está batendo e que para parar com essa batida é necessário misturar etanol na gasolina. Comprei o carro zero em agosto/2011 e já está com 45 mil quilômetros. Esta batida de pino vai prejudicar o motor até o fim da garantia (de três anos), quando o carro estará com aproximadamente 180 mil quilômetros rodados? O mecânico disse que não preciso preocupar, mas que é bom trafegar em rotação um pouco mais alta ou misturar etanol na gasolina.

Caro Edson: os motores flex apresentam, sim, esse problema de pré-ignição (batida de pino). Se o fenômeno é só durante alguns segundos e logo desaparece, é pouco provável que venha a danificar o motor. Caso contrário, é recomendável você misturar de 10% a 20% de etanol quando abastecer com gasolina. Ou mande um telegrama para a Sra. Dilma Roussef pedindo que a gasolina volte a ter 25% de etanol.