UAI

Vrum responde 11/08/2013

Publicidade
Foto:

ALINHAMENTO
Cobrar cambagem

separado é picaretagem?

Vinícius Henrique
vini_henrique@msn.com


Tenho um Fiat Uno 2011/2012 e gostaria de saber se para fazer alinhamento e balanceamento é necessário fazer também a cambagem. Ou a cambagem é parte do alinhamento? Deve-se cobrar o serviço à parte?

Caro Vinícius: você matou a charada. Quando você leva o seu carro para fazer o alinhamento, o profissional confere a geometria da suspensão obedecendo a seguinte ordem: cambagem, cáster e convergência. Portanto, a cambagem deve ser conferida e já faz parte do serviço de alinhamento, por isso não pode ser cobrada separadamente.


NA TEMPESTADE
O carro protege mesmo em

caso de chuvas com raios?

Diego Tavares
Mucuri (BA)


Dizem que em tempestade com raios o melhor lugar para se proteger é o carro, pois os pneus isolam a corrente elétrica. Mas e se na hora em que o raio atingir o carro eu estiver encostado em uma parte de metal da carroceria, posso receber uma descarga elétrica?

Olha, Diego, como você disse, os pneus funcionam como isolantes e, portanto, não permitem que você seja atingido pela descarga elétrica, mesmo estando encostado na parte de metal, pois não há aterramento. Isso aconteceria se você estivesse sentado no banco do carro, com a mão em uma parte da lataria e o pé do lado de fora encostado no chão.


MANUTENÇÃO
Ainda é preciso lubrificar
as suspensões dos carros?

Sidnei Andrade
Maricá (RJ)

Qual a melhor maneira de lubrificar a suspensão do meu carro? Moro na zona rural e volta e meia o carro está com lama e necessita de lavagem. Antigamente, todos lubrificavam com óleo queimado, depois com óleo de mamona, e atualmente alguns dizem que vaselina é a melhor opção para não ressecar as borrachas. O que devo fazer para não danificar os itens de borracha.

Oi, Sidnei. Nos automóveis de passeio atuais muitos componentes já vêm lubrificados de fábrica e selados. E nos casos em que há necessidade de lubrificação ela é feita com graxa ou óleo. Porém, as articulações das suspensões não são mais lubrificadas. Você deve ficar atento a possíveis vazamentos nos amortecedores e buchas estragadas. E de preferência manter o sistema sempre limpo.


ADAPTAÇÃO
Há problema em instalar
bancos no porta-malas?

Denis Botelho
Rio das Ostras (RJ)


É possível instalar dois bancos extras, rebatíveis, no porta-malas de SUVs que saíram de fábrica com cinco assentos (exemplo, Pajero Dakar, Hilux SW4 etc.)?

Caro Denis: se seu carro foi projetado com cinco assentos, significa que a estrutura não foi preparada para receber dois bancos extras. Tecnicamente falando parece fácil fixar dois bancos no compartimento de bagagem. Mas você tem que lembrar da ancoragem dos cintos de segurança e nas áreas de deformação em caso de batida. Um carro que foi projetado para receber sete assentos conta com reforços estruturais na área onde estão os bancos extras, pois a segurança tem que ser preservada.


INSTRUMENTOS
Por que os ponteiros

mexem ao dar a partida?

André Luís
andre_pl18@hotmail.com


Quando dou partida no meu Chevrolet Corsa Classic 2010/2011, os ponteiros do conta-giros e do velocímetro vão lá em cima, mesmo com o carro parado. O que pode estar acontecendo?

Não se preocupe, André. Não há nada de errado com seu carro. Nos modelos Chevrolet, ao dar a partida, é feita a checagem dos sistemas e, nesse momento, ocorre a movimentação dos ponteiros do conta-giros e do velocímetro, que em seguida retornam à posição inicial.


GRILO
Por que o motor bate pino
quando com gasolina?

Ricardo Nogueira
rbnogueira@yahoo.com.br


Sou proprietário de um Fiat 500 Dualogic 1.4 e tenho abastecido apenas com gasolina, sempre no mesmo posto. Mas tenho notado que, nas mudanças de marchas mais baixas, ao acelerar, o motor dá uma "grilada", como se estivesse batendo pino. Levei o carro à concessionária e informaram que é normal, e que devo abastecer com etanol. Pode ser sinal de algum problema grave? Posso continuar usando a gasolina, mesmo havendo essas griladinhas,
ou isso vai danificar o motor a longo prazo?
 
Apesar de o seu carro ser flex, Ricardo, o motor acaba estranhando quando abastecido somente com gasolina. Se estiver grilando por poucos segundos e em algumas situações, não há problema. O que não pode é ficar grilando por muito tempo. O dilema é que esses motores flex foram calibrados para trabalhar com uma taxa de compressão mais elevada, que exige o uso do etanol, que tem octanagem maior que a gasolina. Por isso, quando você abastece com gasolina com percentual menor de etanol, existe a tendência de batida de pino, que será eliminada ou minimizada com um pouco mais do combustível derivado da cana no tanque. Recentemente, o governo determinou o aumento do percentual de etanol na gasolina, subindo de 20% para 25%. Com essa medida, é provável que o problema seja minimizado.