MANOBRAS
Posso girar o volante com
o veículo totalmente parado?
Leda Cristina Oliveira
Belo Horizonte
Quando tenho um espaço bem pequeno para manobrar, posso movimentar o volante com o carro totalmente parado? Isso prejudica o o sistema de direção de algum modo? Faz diferença quanto ao modelo de carro? O meu é um VW Gol 1.0 1997.
Leda, como provavelmente esse
modelo não tem direção assistida, sem problemas. Mas, caso tenha direção hidráulica, só tome cuidado para não forçar o volante além do batente, o que acaba elevando demais a
pressão do sistema, danificando a bomba e as mangueiras.
CALIBRAGEM
Quanto posso rodar sem que a
aferição fique comprometida?
Paulo Spala
spala96@gmail.com
Sei que devemos calibrar os pneus ainda frios. Sendo assim, quanto tempo posso rodar antes que isso possa interferir na calibragem? Pergunto isso porque os postos de combustível são distantes de oito a 10 quilômetros de onde eu moro e não sei se ao calibrar depois de tanto tempo rodado a calibragem ficará correta.
Paulo, como você bem sabe, melhor é calibrar os pneus frios, rodando no máximo três quilômetros. Como o seu é um caso isolado, morando de oito a 10 quilômetros do posto, a única recomendação que podemos dar é ir até o posto mais devagar, o que esquenta menos os pneus.
NÚMEROS
Para trocar pneus, leitor
quer saber sobre medidas
Roberto Della Giustina
Porto Alegre
Qual a diferença entre o pneu Pirelli Scorpion ATR – 205/65 R16 e o Pirelli Scorpion ATR – 205/60 R16? O que os números 60 e 65 indicam? O que acontece se trocar o 205/65 pelo 205/60?
Roberto, a diferença é a média dos
pneus. Esses números, 60 e 65, são
referentes ao perfil (ou altura) de cada pneu. Trata-se de uma porcentagem da largura do pneu, que é o primeiro número informado. Por exemplo, no pneu 205/65/R16 a largura é de 205 milímetros (ou 20,5 centímetros).
O número 65 corresponde a 65% de 20,5cm, ou seja, 13,3cm. Se você fizer essa troca, o perfil do pneu ficará ligeiramente mais baixo, de 13,3cm para 12,3cm, e na prática o veículo vai perder 1cm em altura. Além disso, o carro vai ficar mais duro e socando mais ao trafegar sobre pisos irregulares. As marcações do velocímetro e do hodômetro ficarão alteradas para menos do que o indicado.
NA PRESSÃO
O que fazer para a minha
picape pular menos?
Claudinei
claudinei@gruposantanna.com.br
Tenho uma Toyota Hilux com pneus 265/70 R16. O manual do proprietário estabelece que devo calibrar os pneus com 29 libras, mas assim o carro pula demais. Estou colocando 34 libras. Existe uma calibragem ideal para o carro não pular tanto e nem danificar os pneus rodando sem carga no asfalto?
Claudinei, é melhor você seguir as recomendações do fabricante. Quando descarregadas, é normal que as picapes pulem mesmo. Se você usar mais pressão nos pneus, elas pulam ainda mais, além de provocar maior desgaste na banda de rodagem, menos aderência, menos eficiência na frenagem e conforto. Se a pressão for menor, terá menos estabilidade, desgaste nas extremidades da banda de rodagem e maior consumo de combustível.
PNEUS
Qual medida pode reduzir as
chances de uma aquaplanagem?
Aluísio Nogueira
Belo Horizonte
Estou pensando em trocar os pneus do meu Renault Logan para ter mais segurança. As medidas atuais são 185/70 R14 e quero colocar 195/70 R14, mas me disseram que não ajuda em nada e ainda aumentam as chances de aquaplanagem. Devo trocar os pneus ou não?
Aluísio, essa troca vai acrescentar mais um centímetro de largura e 1,4 centímetro de altura. Pode parecer pouco, mas a tolerância de mudança de medida não deve ultrapassar 2%. Consulte no manual do proprietário do seu carro as medidas que podem ser usadas. O uso de pneus mais largos proporciona algumas vantagens, como aderência e estabilidade, porém outras desvantagens, como aumento do consumo e maior probabilidade de aquaplanagem.
SERVIÇO
Ao trocar o óleo, devo
também trocar o filtro?
Benício Silva
benicio_mg@hotmail.com
Sempre que trocar o óleo do carro devo também trocar o filtro? Existe algum produto que faça a limpeza dos bicos sem ter que levar o carro a uma oficina?
Benício, sempre que trocar o óleo, troque também o filtro. Os bicos não precisam de limpeza regular, apenas se o motor estiver falhando. Agora, se a limpeza for mesmo necessária, produtos e técnicas caseiras existem, e muitas. Porém, não recomendamos fazer esse tipo de serviço em casa, já que dentro do bico injetor existe um reparo (uma espécie de telinha) que pode reter a sujeira que foi removida. Melhor procurar uma oficina especializada.