Bem-vindos à prova da Pampulha na versão caderno Vrum. Na linha de largada já estão posicionados os nossos competidores. Façam suas apostas! A regra é: com o carro abastecido com somente um litro de gasolina, cada competidor vai tentar dar uma volta ao redor da lagoa da Pampulha, percorrendo os cerca de 18 quilômetros. Se você estiver pensando que reunimos os veículos, esgotamos os tanques e abastecemos com exatamente um litro de gasolina, está enganado.
Nosso parâmetro foi o consumo divulgado pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, que usa medições feitas em laboratório pelas fábricas e comunicadas ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Por se tratar de uma simulação para se obterem resultados que podem ser comparados entre os diversos modelos, os valores não são os que se obtêm na realidade. A Norma 7.024, usada na simulação, estabelece consumo urbano e rodoviário. No caso, consideramos apenas o urbano, com velocidade máxima de 60km/h. Isso posto, podemos dar a largada.
O primeiro a botar os bofes para fora foi o Kia Sorento 2.4, que parou já aos 6,9 quilômetros. Mandou mal e o motorista vai ter que andar mais de 11 quilômetros, de olho para não virar comida de jacaré na beira da lagoa! A caravana passa e os cães ladram, quando aos 8,4 quilômetros uma senhorinha estanca. Exausta, a velha senhora conhecida como Kombi (e dispensa comentários) deixa nossa prova.
A próxima competidora a perder o fôlego foi uma decepção, pois estava toda travestida de aventureira e com postura de favorita. Talvez por estar carregando tantos apetrechos plásticos, a Fiat Strada Adventure 1.8 deixou seu motorista na mão aos 9,3 quilômetros. Com status de novidade, como “atletas revelação”, caem mais dois competidores. O primeiro é o novo Ford EcoSport 1.6, que parou para descansar com 10,2 quilômetros. Depois, na marca dos 11,9 quilômetros, o Toyota Etios 1.5 também parou para beber água e ali ficou.
Não foi nada mal, já que apenas 100 metros adiante ficou o VW Gol Ecomotion 1.0, veículo feito para ter baixo consumo. Para isso, ele se vale até mesmo de calçados especiais, que geram baixa resistência à rolagem. São os mesmo pneus usados pelo Fiat Mille Fire Economy, que seguiu por mais 700 metros, até sucumbir também. A medalha de ouro ficou com o Ford Fusion Hybrid 2.5, mas também pudera, com dois corações batendo sob o capô, um elétrico e outro a combustão interna, fica fácil chegar aos 13,8 quilômetros. Dá até para terminar a prova caminhando e apreciando a vista e a bagunça feita por uma família de capivaras! Mas, dar a volta na lagoa de carro, com apenas um litro de gasolina, realmente está difícil.