UAI

Vrum - Acelerando fundo

Produção da TV Alterosa, o programa Auto papo muda de nome e será transmitido em rede nacional pelo SBT, com apresentação da jornalista Mônica Veloso

Publicidade
Foto:

Boris Feldman e Emílio Camanzi testam os carros e Mônica Veloso apresenta o programa

Sérgio Rodrigo Reis - EM Cultura

Primeiro foi o sucesso em rádios de todo o Brasil. Depois na televisão local e, agora, o país inteiro começa a conferir, em detalhes, a verdade por trás no universo dos automóveis, no programa Vrum. Desenvolvimento natural do programa Auto papo, da TV Alterosa, a atração tem estréia marcada para o próximo domingo, dia 09/03, às 8h. A jornalista Mônica Veloso vai apresentar o programa em rede nacional pelo SBT.

A proposta inova pela análise criteriosa do assunto, doa a quem doer. "Faço uma espécie de defesa do consumidor. Alerto sobre as armadilhas do mercado e do governo e digo aquilo que, em geral, as grandes multinacionais preferem esconder", afirma o jornalista e engenheiro Boris Feldman. A posição firme do especialista é avalizada por um dos jornalistas mais respeitados do setor, Emílio Camanzi, o outro participante do Vrum.

O programa ganha ainda em charme com a presença de Mônica Veloso, que virou musa nacional, depois de posar para a revista Playboy. "A expectativa é a melhor possível. Estou voltando à TV comercial depois de 10 anos e disposta a vencer desafios", diz a jornalista, confessando ter curiosidade sobre carros, embora, na prática, não saiba nem trocar pneu. "Se precisar, vou fazer um curso", brinca, disposta a aprender mais sobre veículos.

Serviço
O público que o Vrum pretende alcançar vai além dos telespectadores com o perfil semelhante ao da apresentadora, aqueles sem conhecimento aprofundado em mecânica. "Somos o único programa do gênero que faz jornalismo na área. Apontamos os pontos positivos e negativos e nos preocupamos mais com quem usa o carro no dia-a-dia do que propriamente com os apaixonados", explica Boris, que, na realidade, se encaixa no último grupo. Em casa, ele mantém uma coleção de carros antigos europeus e, desde 1966, escreve sobre automóveis. Começou na sucursal mineira do jornal Última hora.


Dividido em quadros, o Vrum terá como ponto forte a linguagem crítica e acessível. Problemas comuns ao cotidiano do telespectador, como a sensação de ser enganado na revisão na oficina mecânica e nas concessionárias, e as dicas ao comprar um veículo zero ou usado serão prioridade. O modelo mais adequado a cada situação, comparações com as opções de mercado e as novidades dentro e fora do país também não vão faltar, assim como noções de segurança e a cobertura dos principais salões nacionais e internacionais, com a exposição das máquinas de sonho, os carros do futuro e as relíquias do passado.

A expectativa do jornalista Boris Feldman é a melhor possível. "É a primeira vez que um programa fora do eixo Rio-São Paulo entra em rede nacional na grade do SBT", comemora, sabendo que tudo isso é fruto de muito trabalho. A boa repercussão começou há mais de 20 anos. Com o nome de Auto papo, permaneceu no ar em BH durante 18 anos na Rádio Alvorada e, há três, é exibido pela Guarani FM e em outras 20 emissoras do país. "Há 25 anos levamos para a Band Minas e permanecemos por três anos. Desde novembro de 2004, voltamos ao ar na TV Alterosa", lembra Boris.

Despedida
Com a possibilidade de se tornar atração nacional, o programa muda de nome. O Auto papo encerra sua trajetória bem-sucedida na Alterosa hoje (02/03), às 9h30, com reportagens sobre a quilometragem ideal para trocar os amortecedores do carro. No teste da semana, Emilio Camanzi dirige o Fiat Punto 1.4 ELX. Na semana que vem, de cara nova, o Vrum promete manter os quadros de maior repercussão e apostar em novidades.