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Volvo XC 60 - Apelo à segurança

Crossover será comercializado no Brasil até março de 2009 e conta com tecnologia que faz o veículo parar ao detectar outro à frente, com limite de até 30 km/h

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De Valência (Espanha) - Os inviáveis custos do petróleo tornam o lançamento de SUVs um acinte às novas tendências de mercado. Entretanto, há consumidores que relutam em deixar os imensos motores de lado e gostam de se sentir protegidos por toneladas de lata. O Volvo XC 60 é uma meia resposta da fabricante sueca à tendência de diminuição dos carros, mas sem ignorar os fãs dos grandalhões. Olhando rapidamente, parece o irmão menor do SUV XC 90, mas o XC 60 é um crossover que passa a sensação de dirigibilidade de um sedã e conta com a dedicação da Volvo quanto a segurança. E nesse aspecto, a montadora fez o dever de casa bem feito.

O XC 60 é equipado com o sistema chamado de City Safety, dispositivo que auxilia o motorista a evitar uma batida em baixa velocidade e faz com que o carro pare sem ação do condutor, se há iminência de choque. A diferença entre esse sistema e outros semelhantes já disponíveis no mercado é que o carro pára completamente. De acordo com pesquisas da Volvo, 75% dos acidentes de trânsito ocorrem em velocidade de até 30km/h (que é o limite para funcionamento da tecnologia). Acima dessa velocidade, o City Safety ajuda a amenizar os efeitos da batida, mas não pára completamente.

Um sensor a laser instalado no alto do pára-brisa detecta veículos à frente e realiza cerca de 50 cálculos por segundo para determinar a força de frenagem necessária. De acordo com Matias Bengston, um dos responsáveis pela tecnologia, o City Safety não funciona com pedestres, mas o fabricante estuda a possibilidade para o futuro. Além do City Safety, o XC 60 oferece uma sopa de letrinhas que o classifica como "o mais seguro já fabricado pela Volvo". Aliás, todo novo carro da fabricante sueca tem esse mote, mesmo porque, se fosse diferente seria um contra-senso, pois a tendência natural é uma evolução das tecnologias.

Duas filas de LEDs e o emblema maior são características de design atual da Volvo, enquanto na traseira integração entre luzes de freio com as lanternas contribuem para a nova imagem. Controles do painel estão ao alcance da mão do motorista


Há o DSTC, que é controle de tração e estabilidade; TSA, para estabilizar o movimento quando o automóvel está engatado em um trailer; RSC, que reduz o torque e direciona as forças de frenagem em uma ou mais rodas, para conter tendências de derrapagem; e o HDC, para controlar a velocidade usando o sistema de freios em situações de descida acentuada. Há também a opção Four-C, sistema de chassis auto-regulável, que possibilita ajuste dos amortecedores em frações de segundos, para atender a condição de direção de cada momento, em três configurações. E, por último, a direção com assistência hidráulica adaptada para diferentes tipos de velocidade, com mais leveza em baixas velocidades, facilitando as manobras, e maior rigidez quando o carro está mais rápido.

Todo o aparato tecnológico ajuda a controlar um veículo de consideráveis dimensões: 23 cm de altura do solo, 4,6 m de comprimento, 1,89 m de largura e 1,71 m de altura, além dos 1.990 kg quando abastecido. Mesmo com todo esse tamanho, o crossover enfrentou bem o trecho de subida e descida de serra nos arredores de Valência. A tração integral e a série de ajustes eletrônicos evitam que o balanço se torne desconfortável e, principalmente, arriscado em situações extremas.

Aparência
O designer da marca, Felde Talsma, explica que a idéia foi criar linhas que tornassem o XC 60 mais orgânico e capazes de despertar sensações. Usou duas fileiras de leds ao lado dos faróis, que agora são a identidade da marca, e suavizou as linhas, principalmente as que relacionam as lanternas traseiras com a carroceria. Na dianteira, o distintivo da marca cresceu, para o bem ou para o mal. Contudo, o indefectível aspecto de caixa, típico dos grandes carros da Volvo, permanece. O interior é funcional, com o painel de instrumentos e outros comandos à mão do motorista. Os bancos têm um belo desenho, em formato de X, e acomodam bem os ocupantes. Entretanto, é praticamente impossível transportar três pessoas no banco traseiro, pois o túnel central é muito elevado e não há espaço para acomodar as pernas.

Motores
O XC60 chegará ao Brasil na versão equipada com motor turbo de seis cilindros, que rendem 285 cv de potência e as vendas estão programadas para começar entre fevereiro e março do próximo ano. O modelo será exibido no Salão do Automóvel de São Paulo, será aberto para o público no início de novembro. A estimativa do fabricante é comercializar entre 120 e 150 automóveis em 2009 e o preço deve partir de R$ 159 mil, chegando aos R$ 200 mil, dependendo da lista de opcionais, ainda não definida para o Brasil. Na Europa e em outras partes do mundo, também são comercializadas outras duas versões turbodiesel 2.5 - D5 de 185cv e 2.4D de 163 cv. Nas três versões, a tração é integral. O Volvo XC60 é fabricado em Ghent, na Bélgica.

(*) O repórter viajou a convite da Volvo


FICHA TÉCNICA

Motor
Transversal, gasolina, seis cilindros, turbo, que rende 285cv de potência

Transmissão
Tração integral nas quatro rodas e câmbio de seis velocidade automático, com opção de mudança manual, com característica esportiva

Direção
Pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica progressiva

Freios
Discos ventilados na frente e traseira, com ABS e EBD

Suspensões
Dianteira independente, com barra anti-rolamento; e traseira, independente, multilink com barra anti-rolamento

Tanque de combustível
70 litros

Peso
1.825 kg

Velocidade máxima (km/h) (*)
210 km/h

Aceleração de 0 a 100 km/h (s) (*)
7,5s

Consumo misto (km/l) (*)
8,4 km/l

Preços (R$)
De R$ 159 até R$ 200 mil

(*) Dados fornecidos pelo fabricante