A perua do sedã S60 já está à venda no Brasil. Modelo impressiona pela beleza e dinamismo das linhas da carroceria. A versão de entrada é a T5 Comfort com motor 2.0 turbo que equipa também a intermediária T5 Dynamic. A mais sofisticada é a T6 R-Design com tração integral e motor 3.0 turbo de seis cilindros em linha. A expectativa é vender 100 unidades até o fim do ano e os concorrentes diretos são Audi Avant A4, Mercedes Classe C Touring e VW Passat Variant. O R significa refinamento em inglês e vem acompanhado de esportividade.
ESTILO A linha de cintura é elevada e ascendente e a caída do teto é suave. As lanternas altas são comuns em alguns modelos Volvo e as saídas duplas do escapamento realçam o aspecto esportivo do modelo. O visual é marcado pelas rodas enormes, de 18 polegadas, que penalizam o conforto da turma de trás em piso irregular.
As versões T5 são equipadas com câmbio automatizado de dupla embreagem com opção de troca manual e seis velocidades e a T6 com o tradicional automático, também de seis marchas e opção de trocas sequenciais.
CONTEÚDO A T5 Comfort tem ar-condicionado digital, áudio sofisticado, com oito alto-falantes e conexões para iPod, bancos e volante esportivos revestidos em couro, entre outros. A Dynamic traz além desses os sensores crepuscular e de chuva, faróis de xênon adaptativos para iluminar melhor em curvas, comandos elétricos com memória para banco do motorista e teto solar elétrico. A versão mais sofisticada, a T6, é contemplada com sistema que controla a velocidade e distância do carro da frente automaticamente, câmera de ré e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, entre outros.
SEGURANÇA Apenas a versão T6 tem detector de pedestre, que freia o carro automaticamente, para minimizar os riscos de atropelamento; assistente de faixa, que alerta o motorista para mudanças involuntárias; além do leitor de placas de sinalização, indicando limite de velocidade acima do permitido. Entretanto, todas as versões são equipadas com o sistema City Safety, que pode evitar impactos em velocidade de até 50km/h, airbags frontais e laterais – fica faltando o de cortina –, ABS, controles anticapotamento (RSC), de tração e de estabilidade.
QUANTO CUSTA Há muitos acessórios, como kit multimídia com tela de sete polegadas com DVD, GPS integrado e câmera traseira de estacionamento, entre outros, que podem ser adquiridos nas concessionárias. Segundo a Volvo, a versão de entrada será o carro-chefe, com 60% das vendas, 30% das Dynamic e a T6 pelos 10% restantes. A Comfort tem preço de R$ 130.900; a Dynamic, R$ 149.900 e a T6, de R$ 199.900. A primeira revisão das versões T5 têm preço sugerido de R$ 669; e a T6, de R$ 789. A garantia é de dois anos.
FICHA TÉCNICA
Motores – 2.0 de quatro cilindros (240cv de potência e 32,6kgfm de torque); 3.0 de seis cilindros em linha (304cv e 44,9kgfm)
Transmissão – T5 (automatizada de seis marchas e tração dianteira) e T6 (automática de seis marchas e tração integral)
Desempenho – velocidade máxima 250km/h nas T5 e T6 e aceleração até 100km/h em 8,1 segundos nas T5 e 6,2s na T6
Suspensão – dianteira, tipo McPherson, e traseira, multilink
Freios – discos ventilados nas quatro rodas, com ABS e EBA, controle dinâmico de estabilidade e tração, sistema City Safety e detecção de pedestres na T6.
Dimensões (metro) – comprimento, 4,63; largura, 1,87; altura, 1,48; e distância entre-eixos de 2,78
(*) O jornalista viajou a convite da Volvo do Brasil.