A Volvo já passou da fase de fazer mistério a respeito da segunda geração do sedã S60, com lançamento marcado para o próximo Salão de Genebra, no início de março. A marca revelou hoje mais imagens e detalhes do carro, que irá substituir o modelo lançado em 2000, quando fez uma verdadeira revolução na gama da Volvo ? a denominada "Revolvolution" ? com o seu design arrojado. Tal como o primeiro S60, o atual também investe na imagem de cupê de quatro portas, com uma queda acentuada do teto. O arrojo estético é reforçado pelas formas mais fluídas, com grandes faróis em gota, lanternas em forma de arco ? em LEDs ? e colunas traseiras que se estendem até a extremidade do porta-malas. De acordo com o fabricante, o novo sedã é o carro mais esportivo e seguro de sua história.
O novo S60 conta com inúmeras primazias. A começar pelo sistema de detecção de pedestres, que consiste de um radar integrado à grade do carro, uma câmera posicionada no espelho retrovisor interno e uma central eletrônica. O radar é responsável por detectar qualquer objeto à frente do carro, enquanto a câmera identifica o objeto. Ao detectar uma pessoa e o seu padrão de movimento ? ainda que ela esteja ainda na calçada, pronta para pisar na via ? o carro é freado automaticamente. O sistema pode detectar indivíduos com mais de 80 cm de altura.
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Antes de atuar, o sistema informa o motorista por meio de uma projeção holográfica no para-brisa. A eletrônica garante que, em velocidades de até 33 km/h, o pedestre irá sair ileso do incidente. Em velocidades maiores, ainda que o atropelamento ocorra, com a redução de velocidade o risco de fatalidade pode diminuir em até 85%. E a eletrônica também impede danos materiais. O sistema City Safety, já presente no crossover XC60 vendido no Brasil, é capaz de evitar impactos frontais e traseiros no trânsito urbano em velocidades de até 29 km/h.
De olho no motorista
O S60 conta ainda com um sistema que controla o nível de atenção e de cansaço do motorista, analisando mudanças no padrão de direção e alertando o condutor caso necessário. Outros sistemas já comuns aos Volvo são o monitor de pontos cegos, que detecta um veículo que poderia passar desapercebido, e o controle de faixa, que alerta o condutor caso o carro passe para outra faixa sem indicar a seta. Como opcionais, o veículo pode receber uma câmera dianteira que cobre 180º, o que auxilia o motorista a enxergar carros e obstáculos ao sair da garagem ou apontar em um cruzamento, além de sensores de estacionamento com câmera traseira.
Os faróis de xenônio também cumprem a sua parte na segurança ativa ? voltada à prevenção de acidentes ? e acompanham o esterço da direção. A segurança passiva ? que minimiza os danos de um acidente ?, por sua vez, é garantida por airbags frontais, laterais e do tipo cortina.
Esportividade garantida
Em se tratando de um novo veículo, a estética é o grande chamariz. Alguns acessórios complementam a imagem dinâmica do novo S60, como o kit esportivo que inclui detalhes metalizados nos porta-malas e saias laterais, molduras nas saídas do escapamento e rodas de liga leva aro 18.
Inicialmente, estarão disponíveis dois motores a diesel e um a gasolina. A versão mais potente será equipada com o conhecido motor T6 3.0, um seis cilindros em linha em posição transversal, equipado com turbocompressor que eleva a sua potência aos 308 cv, com um bom torque de 44,8 kgfm. Tamanha disposição leva o S60 a cumprir o zero a 100 km/h em apenas 6,5 s, com uma velocidade máxima limitada eletronicamente a 250 km/h. O câmbio é um automático de seis marchas e a tração é integral ? de série na versão.
Ambos propulsores a diesel são de cinco cilindros em linha. O mais manso é um 2.0 turbo de 163 cv e 40,7 kgfm de torque, que o levam de zero a 100 km/h em 9,2 segundos e aos 215/220 km/h ? com o câmbio automático de seis marchas e com o manual de seis velocidades, respectivamente. O mais vigoroso diesel é o 2.5 litros biturbo de 207 cv e 42,8 kgfm, capazes de imprimir uma aceleração da imobilidade aos 100 km/h em apenas 7,8 segundos e à máxima de 230/234 km/h.
Outros motores serão acrescentados ainda em 2010, todos quatro cilindros turbocomprimidos, um 2.0 de 243 cv e 32,6 kgfm e um 1.6 em duas faixas de potência, com 182 cv e 152 cv, ambos com 24,7 kgfm. Em 2011 será oferecida uma versão de baixas emissões DRIVe, com um diesel 1,6 litro que emite apenas 115 g de CO2 ? dióxido de carbono ? por km e consumo médio de 23,2 km/l de diesel.
Ajuste fino
Para acompanhar o bom desempenho do novo S60, todo o projeto foi afinado esportivamente. A relação da direção é 10% mais rápida que no modelo anterior, enquanto a coluna de direção foi dotada de estrutura reforçada e buchas mais rígidas, o que aumentou a rigidez torcional do componente em 100% e incrementou a sensação de contato direto com o que se passa no asfalto, de acordo com a Volvo. A estrutura da suspensão, com molas e amortecedores, é bem mais rígida, tal como os subchassis dianteiros e direitos, tudo para garantir uma "pegada" bem afinada.
As salvaguardas eletrônicas, como os controles eletrônicos de tração e de estabilidade também foram ajustadas. O S60 conta com um sistema que vetora o torque em curvas, em que a roda de dentro é freada enquanto a que segue por fora recebe mais força, o que diminui o subesterço associado a carros com tração dianteira. Todas as variantes do carro podem ser equipadas com o Four-C, um sistema que ajusta os parâmetros da suspensão automaticamente, de acordo com o terreno, e permite escolher entre três modos: Confort, Sport ou Advanced.
A segurança dinâmica é reforçada por um verdadeiro aparato. Ao detectar uma situação de risco, as pinças dos freios já são aplicadas sobre os discos levemente, antes do motorista cravar o pé no pedal. Se o condutor não aplicar a força necessária, o sistema amplifica a força sobre o pedal. A pressão hidráulica aumenta automaticamente ao detectar qualquer possibilidade de fadiga nos freios. E o freio de mão passa a ser eletrônico, como nos modelos mais novos da Volvo, o que elimina a necessidade de alavanca.
Conforto a bordo
Na classe do S60, o conforto é tão importante quanto o desenho, a segurança e o desempenho. E a primeira foto do interior do modelo não decepciona. O habitáculo é moderno, com detalhes em alumínio escovado, console central vazado e bancos amoldados aos corpos dos passageiros, o que inclui o ocupante central do banco traseiro. O espaço foi ampliado, enquanto o desenho interno é bem cuidado, com toques esportivos como o volante de três raios.
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O ar-condicionado eletrônico pode ser equipado com um sistema de qualidade de ar, que impede a entrada de poluentes ou de odores desagradáveis no habitáculo. O sistema ainda ventila o interior caso a temperatura exterior seja superior a 10ºC. Há também um sistema integrado de informações, que permite controlar em uma tela no console ? com 5 ou 7 polegadas ? variadas funções, como o som ou o navegador.
E, como já é tradição na Volvo, o sistema de som é de alta-fidelidade desde a opção mais básica, que já conta com amplificador e seis alto-falantes, e vai até aos oito alto-falantes da mais cara. Tudo para garantir o lugar da marca escandinava entre os fabricantes premium, dando continuidade ao sucesso obtido pelo primeiro S60, que vendeu 1 milhão de unidades e durou 10 anos na linha de montagem. Todas as versões serão produzidas em Ghent, na Bélgica, junto ao XC60. As primeiras unidades serão entregues ao final do primeiro semestre.