Se a Audi renova sua linha com o novo Q5, a Volvo não perde tempo e também traz para o Brasil a segunda geração do XC60, seu utilitário-esportivo mais vendido no mundo. Com modificações no visual e no conteúdo, o SUV foi construído sobre a moderna plataforma modular Scalable Product Architecture (SPA), a mesma dos modelos XC90, S90 e V90, e chega em três versões de acabamento. O novo Volvo XC60 estará disponível na rede de concessionárias da marca a partir de setembro.
Com desenho robusto e ao mesmo tempo elegante, o novo XC60 chama a atenção pela frente alongada e volumosa. O modelo conta com faróis full LED, com quatro funções: a Automatic Bending Lights (ABL), que são faróis auto-direcionais para melhorar a iluminação nas curvas; a Active High Beam (AHB), que evita o ofuscamento da visão de quem vem sentido contrário; o nivelamento automático do facho do farol de acordo com o número de ocupantes e o carregamento do veículo; e o Daytime Running Lights (DRL), luz diurna de acendimento automático.
O interior do novo XC60 tem acabamento sofisticado, com uso de madeira e metais. Com o aumento de 9cm na distância entre-eixos, o interior do carro ficou ainda mais espaçoso, proporcionando conforto para motorista e passageiros. Eles contam ainda com o sistema de entretenimento e conectividade Sensus Connect, que pode ser acessado pela tela tátil de nove polegadas de LCD no painel central, e reúne praticamente todos os comandos do veículo em único lugar, incluindo navegação. Tudo facilmente acessado por toque ou por comando de voz. A integração do smartphone também está disponível com os aplicativos Apple CarPlay e Android Auto. O sistema inclui ainda o Volvo On Call atualizado, um serviço de segurança, proteção e conveniência que oferece assistência 24h, auxílio de emergência e localização, em caso de roubo ou furto.
O Novo XC60 é equipado com tração integral AWD (All Wheel Drive) e controle dinâmico de estabilidade.O motorista conta ainda com cinco modos de condução, que alteram a rotação para mudança de marcha, resposta do acelerador, suspensão e peso da direção. São eles: Eco, que privilegia economia de combustível; Confort, que torna as reações do veículo mais suaves; Off-road, para aventuras na terra; Dynamic, para uma condução mais esportiva; e Individual, que customiza a configuração.
O motor que equipa o XC60 é o T5 Drive-E, de 2.0 litros, quatro cilindros em linha, com turbocompressor e injeção direta de gasolina, que despeja 254cv e 35,7kgfm de torque entre 1.500rpm e 4.800rpm. Ele é acoplado ao câmbio automático de oito velocidades. O modelo traz ainda o sistema City Safety, que inclui um assistente de direção, que entra em ação quando a frenagem automática sozinha não seria suficiente para evitar uma colisão em potencial. Ele opera para evitar colisão contra veículos, ciclistas, pedestres e até animais de grande porte, atuando tanto de dia quanto durante a noite.
Nas versões Inscription e R-Design o modelo traz o sistema Oncoming Lane Mitigation,), que ajuda o motorista a evitar colisões com veículos vindos da pista contrária, e o sistema de Informação de ponto cego, que acusa a presença de veículos nas laterais. A lista de itens de série inclui ainda sistema de alerta de mudança de faixa, sistema de proteção em saída de estrada, sistemas de proteção contra impactos laterais e lesões na coluna cervical, alerta de colisão frontal e sistema de monitoramento de pressão dos pneus. As versões Inscription e R-Design acrescentam ainda à extensa lista de equipamentos alerta de colisão traseira, sistema de alerta de ponto cego (BLIS) com Cross Traffic Alert e controle de cruzeiro adaptativo (ACC) com assistente de direção semiautônoma (Pilot Assist) de até 130 km/h.
A partir de setembro, o novo XC60 estará disponível na rede de concessionárias por R$ 239.950 para a versão Momentum, R$ 259.950 para a Inscription e R$ 269.950 para a R-Design. O preço da versão de entrada foi mantido como na pré-venda, mas as outras duas tiveram acréscimo de cerca de R$ 3 mil.