Dentro da sua tradição de carros seguros, a sueca Volvo apresentou mais um equipamento voltado à segurança preventiva, capaz de frear automaticamente o automóvel ao detectar um pedestre. O sistema é uma evolução do City Safety que equipa o crossover XC60, que aciona os freios ao detectar uma colisão iminente com o veículo da frente. O novo equipamento irá estrear na nova geração do sedã médio-grande S60, que será lançada em 2010.
O dispositivo garante a parada total do veículo em uma velocidade de até 24 km/h caso o motorista não esboce reação. Em ritmos superiores o equipamento diminui a velocidade o máximo possível com o objetivo de minimizar os danos de um atropelamento. O fabricante escandinavo afirma que o risco de morte em um atropelamento a 50 km/h é 85% superior do que um acidente semelhante a 25 km/h. De acordo com a Volvo, em países da União Europeia os pedestres figuram entre 10 a 25% das fatalidades no trânsito. A introdução desse sistema poderia diminuir o risco de morte de 20% a até 85%.
O sistema consiste em um radar integrado à grade frontal, uma câmera no espelho retrovisor interno e uma central de controle eletrônico. O radar fica responsável por detectar objetos, tal como a distância deles, enquanto a câmera determina do que se trata. Graças ao amplo ângulo de visão do radar, os pedestres são detectados antes de entrar na via.