UAI

Volvo apresenta XC40 híbrido e anuncia linha 100% eletrificada já em 2021

SUV compacto era o único modelo que ainda não oferecia motorização híbrida no Brasil. Confira os detalhes do Volvo XC40 T5 Plug-In Hybrid R-Design, vendido a partir de R$ 245.950

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Volvo apresenta XC40 híbrido e anuncia linha 100% eletrificada já em 2021
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

Na linha Volvo comercializada no Brasil, o XC40 era o único modelo que ainda não trazia uma opção de motorização híbrida. Era, pois a marca sueca acaba de trazer para o Brasil seu SUV compacto na versão T5 Plug-In Hybrid R-Design, vendida a partir de R$ 245.950. A versão R-Design é a que traz mais elementos esportivos, impressão reforçada pelas rodas de 20 polegadas. O conjunto óptico traz faróis full LED com tecnologia que impede o ofuscamento dos outros motoristas mesmo com o farol alto.

O modelo estreia o novo conjunto híbrido T5 Twin Engine FWD, ainda inédito no país, com um motor elétrico de 82cv e outro propulsor 1.5 turbo a gasolina com 180cv. Combinados, eles produzem 262cv de potência e 43,3kgfm de torque. O câmbio é automatizado de dupla embreagem, com sete marchas, e a tração é integral sob demanda. O conjunto é capaz de acelerar até os 100km/h em 7,3 segundos.

Com o novo conjunto de baterias de íons Lítio, de 10.7 kWh, é possível rodar no modo 100% elétrico por 47 quilômetros, o que pode ser suficiente para um dia de uso de muitas pessoas. Segundo o fabricante, o tempo de recarga completa das baterias é de três horas e meia, e pode ser feito por meio de uma tomada industrial. Em breve, a Volvo vai comercializar no Brasil um torre de carregamento que pode ser instalada em residências.

No modo híbrido, a autonomia de uma tanque de combustível é de cerca de 800 quilômetros, com consumos de 25km/l na cidade e 24km/l na estrada (dados do Inmetro). É possível escolher entre alguns perfis de condução, como: o Pure, que faz uso apenas do motor elétrico; o Power, focado em performance; o Off-Road; e o Individual. O veículo ainda permite “guardar” toda a carga da bateria para uso posterior e recarregar até um terço da bateria com o uso do motor à combustão.

DENTRO O interior tem visual limpo, com quadro de instrumentos digital configurável (com tela de 12,3 polegadas), além do display vertical de 9 polegadas do sistema multimídia. O console tem espaço para carregamento do telefone por indução. Já o sistema de som premium, com 13 alto-falantes, tem 600W de potência. O bancos elétricos esportivos são revestidos em couro e nobuck. O teto solar panorâmico é de série na versão. O porta-malas tem abertura e fechamento elétrico com função hands-free.

SEGURANÇA O pacote de segurança faz uso de tecnologia autônoma. O Pilot Assist usa o conjunto de radar e câmera do Controle de Cruzeiro Adaptativo para manter a velocidade e uma distância pré-definida do veículo à frente, corrigindo a direção para manter o carro na faixa (até 130 km/h). Outros sistemas que equipam o modelo são frenagem automática, alerta de mudança de faixa com assistente de direção, alertas de ponto cego e tráfego cruzado, assistentes de partida em aclives e de descida, além de alertas de colisão dianteiro e traseiro. O sistema City Safety é capaz de identificar veículos, pedestres, ciclistas e animais grandes à frente e atuar automaticamente no freio se a colisão for iminente.

Segundo a Volvo, cerca de 250 unidades do XC40 Hybrid já foram reservadas na pré-venda, que devem ser entregues até agosto. A garantia é de dois anos para o veículo e cinco para as baterias. Hoje, 43% dos veículos da marca vendidos no Brasil são eletrificados, mas a ideia é que já no próximo ano todos os veículos disponíveis sejam assim.