De São Paulo - A Volkswagen mexeu no seu “xodó” up!, que chega ao mercado com discretas modificações no visual, 8,4cm maior, lista de equipamentos mais completa e preços ainda mais elevados, indo de R$ 37.990 a R$ 57.100. O modelo deixa de ser oferecido com carroceria de duas portas e traz como destaque o sistema de som Composition Phone, que faz conexão direta com smartphone por meio de aplicativo, permitindo acesso a navegação e outras informações. Durante a apresentação do compacto, executivos da VW confirmaram a chegada do novo Polo ao Brasil nos próximos meses, revelando ainda que outros modelos derivados da nova família virão.
O compacto up! foi lançado no Brasil em 2014 com motor 1.0 três-cilindros, de 75cv (gasolina)/ 82cv (etanol), e no ano seguinte ganhou a versão TSI de 101cv (g)/105cv (e). Desde então, já foram vendidas 165 mil unidades no Brasil e outras 45 mil foram exportas. O compacto é a “menina dos olhos” da VW e é alardeado pela montadora como o mais seguro e econômico do segmento.
O “novo” up! passou por discreta modificação no visual, mas que trouxeram resultado positivo. A frente ganhou novos faróis, grade frontal com um filete (dois na versão TSi) e para-choque pronunciado, que conferiu aspecto mais robusto. Na traseira, o para-choque também ficou um pouco mais projetado, e as lanternas ganharam elementos internos com novos desenhos. O resultado final foram 84mm a mais no comprimento e um aspecto mais robusto para o compacto. As versões equipadas com o motor TSi tem ainda parte central do para-choque e tampa traseira na cor preta.
O interior também traz modificações, com plástico de melhor aparência no painel, que ganhou novo desenho, instrumentos de melhor visualização, com números e letras maiores. Destaque para o sistema de som Composition Phone, que pode ser conectado ao smartphone e fornecer diversas informações. Para navegação, basta baixar o aplicativo Maps %2b more gratuitamente. O sistema permite que o motorista replique na tela do celular alguns elementos do painel de instrumentos e computador de bordo, além de disponibilizar o Think Blue, que indica o momento certo das trocas de marchas para uma condução mais econômica.
Agora somente com carroceria de quatro portas, o up! parte da versão Take, que manteve o preço de R$ 37.990, trazendo dentre outras novidades iluminação do porta-malas, relógio digital, suporte para celular no painel, Isofix e banco do motorista com ajuste milimétrico. Já o Move up! parte de R$ 48.290, com faróis de neblina, park pilot (assistência para estacionar), volante multifuncional, retrovisores elétricos com tilt down e rodas de liga leve aro 14 polegadas. O Move up! TSi custa R$ 52.790 e acrescenta grade de friso duplo, iluminação ambiente no painel em LED na cor branca.
O Cross up! agora custa R$ 55.600 e traz sensores de chuva e crepuscular, função Coming & Leaving Home e faróis de neblina direcionais. O High up! tem basicamente a mesma lista de equipamentos do Cross up!, e custa R$ 57.100. As versões Connect, com rodas de liga leve de 15 polegadas e alguns detalhes da carroceria na cor preta, tem preços que vão de R$ 52.790 a R$ 54.990. Os únicos opcionais para o up! mais completo são o revestimento interno em couro e o sistema de direção easy drive, de assistência elétrica, que dispensa tecla no painel para ativar, pois percebe automaticamente as necessidades do motorista na direção.
Além das modificações no visual e no conteúdo, o VW up! continua sendo um compacto muito interessante para que procura um carro ágil e econômico para os grandes centros urbanos. Com o motor TSi o carrinho é muito esperto, com reações rápidas, tornando a direção mais prazerosa. Pena que o preço é muito salgado para um carro tão pequeno.
(*) Jornalista viajou a convite da Volkswagen