De Guarulhos, SP - Lançado em 2002 na Europa e em 2004 no Brasil, o Volkswagen Touareg chega à segunda geração bem mais leve. Para começar, o utilitário perdeu nada menos que 206kg na versão V6, que agora pesa 2.032kg, e incríveis 257kg na versão V8, pesando atualmente 2.075kg. O modelo também perdeu 1,7cm em altura, mas ganhou 4,1cm de comprimento, 1,2cm de largura e 3,8cm de entre-eixos. O resultado é um veículo com formas mais fluidas, sem o porte maciço característico dos utilitários.
Veja a galeria completa de fotos do VW Touareg 2011!
Em estilo, a dianteira do VW Touareg ganhou o entediante DNA da marca, com faróis e grade alinhados. Aspectos como o conjunto óptico horizontal, capô baixo, ângulo do para-brisa, linhas laterais suaves e moldura discreta da caixa de roda deixaram o utilitário com pinta de automóvel. O Touareg, nome retirado de povo nômade do deserto do Saara, está disponível com duas motorizações: V6 de 3.6 litros, com 280cv e torque de 37kgfm; e o V8 de 4.2 litros, com 360cv e 45kgfm.
Ambos funcionam em conjunto com o câmbio automático de oito marchas, sendo as sétima e oitava em overdrive, que têm como objetivo conter a sede do motorzão. Para ter ideia, a oitava marcha permite que o motor gire a uma rotação 34% menor que em sexta, à mesma velocidade. Isso resulta em menos ruído.
Um sistema de gerenciamento térmico faz com que o motor atinja sua temperatura ideal mais rápido, para baixar consumo e emissões. Mas não há milagre. Se seu esporte é afundar o pé direito no exclusivo pedal de aço inoxidável, o V8 mostra consumo instantâneo inferior a 2km/l. Os valores de consumo declarados pela Volkswagen são 7,4km/l na cidade e 11,3km/l na estrada para o V6 e 7km/l e 10,7km/l para o V8.
NA POEIRA Ainda assim, o Touareg é um veículo preparado para o fora de estrada, com tração integral, assistente para descidas acentuadas e ajuste que adapta a programação do freio ABS, bloqueio de diferencial, controles de tração, de estabilidade e do momento da troca de marcha para a condição do terreno. A suspensão de braço duplo transversal proporciona conforto e estabilidade, com balanço muito discreto em curvas fechadas para um utilitário esportivo.
O V8 ainda tem suspensão pneumática com quatro níveis de altura e ajuste do amortecedor (normal, conforto e esportivo). Outros itens disponíveis apenas no poderoso V8 são bancos dianteiros climatizados, abertura e fechamento automático da tampa do porta-malas, com ângulo de abertura pré-programado, rodas de liga leve de 20 polegadas, barras do teto prateadas, ar-condicionado de quatro zonas e acabamento interno em madeira.
DENTRO O interior é elegante e bem acabado. Todos os comandos estão ao alcance do motorista, que encontra a melhor posição para dirigir num banco em couro com ajuste elétrico dos apoios laterais e ventilação, inclusive o do passageiro. O banco traseiro tem ajuste do assento e do encosto. Outros mimos disponíveis são freio de estacionamento eletrônico, controle que não permite que o carro volte nas arrancadas em subidas, regulagem automática dos faróis bixenônio, sensor de chuva, aletas para troca de marcha no volante, controle automático de velocidade e distância, ignição e destravamento do carro sem chaves. O porta-malas tem capacidade de 520 litros. O teto solar panorâmico é opcional.
SEGURANÇA O modelo traz seis airbags, apoios de cabeça dianteiros com regulagem de altura e longitudinal, para diminuir o efeito chicote, cinto de segurança de três pontos e apoios de cabeça para os três ocupantes do banco traseiro, alertas de veículos que estão no ponto cego, de aproximação rápida do carro da frente e preparação da frenagem, além de para-choque dianteiro deformável, para atenuar ferimentos em pedestres e ciclistas, em caso de atropelamento.
BIG BROTHER Como visibilidade é segurança, o modelo tem um sistema opcional chamado Area View, com quatro câmeras que proporcionam uma visão de 360 graus. Entre os benefícios estão manobras mais seguras em marcha à ré (ajudada também pelo sensor de estacionamento) e melhor visão ao sair de garagens sem boa visibilidade lateral pela câmera dianteira. Concentrados numa tela de oito polegadas sensível ao toque estão o sistema de entretenimento, com DVD, MP3 e Bluetooth, e o de navegação, com o mapa fornecido (e cobrado à parte) pelo concessionário.
QUANTO CUSTA?
V6: R$ 220.990
V8: 267.990