Nem só os fabricantes de alto luxo contam com divisões de alta performance. É o que mostra a Volkswagen que, diante do sucesso da sua divisão esportiva R, resolveu transforma-la em uma marca independente. O caminho é semelhante ao tomado pela Fiat, que tornou a Abarth em uma marca singular, com direito à rede de concessionárias próprias. No seu portfólio, a nova Volkswagen R já conta com os modelos Scirocco R e Golf R (foto superior), além da linha de acessórios esportivos para os demais modelos da gama.
Ambos esportivos são equipados com uma versão mais potente do conhecido 2.0 TSI, com injeção direta e turbocompressor. Nestes modelos, o quatro cilindros passa a render 270 cv de potência e 35,6 kgfm de torque, transmitidos para as quatro rodas. Quando equipados com o câmbio manual automatizado DSG de dupla embreagem e seis marchas, os esportivos cumprem o sprint de zero a 100 km/h em 5,5 segundos e 250 km/h de velocidade máxima, limitada eletronicamente.
Assista ao o teste do Volkswagen Scirocco.