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Volkswagen Saveiro feita no Brasil ganha ESP só na Argentina

Gama brasileira dispõe do equipamento de segurança apenas na versão top de linha

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No Brasil, versões básicas da Saiveiro ainda não têm ESP
No Brasil, versões básicas da Saiveiro ainda não têm ESP Foto: No Brasil, versões básicas da Saiveiro ainda não têm ESP

A Volkswagen lançou nesta semana a linha 2023 da Saveiro na Argentina. A grande novidade da caminhonete é a adoção de série, na gama inteira, do controle eletrônico de estabilidade, ou simplesmente ESP. E, pasme, esse equipamento não está presente em todas as versões comercializadas no Brasil: o "detalhe" é que a picape é produzida aqui e exportada para lá.

A adoção do controle de estabilidade na gama argentina tem uma explicação legal. É que a legislação do país vizinho exige esse item em todos os automóveis à venda no mercado local. Tal determinação, aliás, entrou em vigor há cerca de um ano, em janeiro de 2022. Porém, a Volkswagen havia formado um grande estoque de unidades da Saveiro, produzidas em 2021, e as comercializou durante todo o ano passado.

Graças a esse artifício, a caminhonete seguiu sem o controle eletrônico de estabilidade nas versões Trendline, Comfortline e Highline (as denominações na Argentina não são as mesmas adotadas no Brasil): só a top de linha Cross dispunha do equipamento. É exatamente essa estratégia que a Volkswagen aplica no Brasil, onde a Saveiro Cross tem o equipamento, mas as opções Robust e Trendline, ainda não.

O VRUM já testou a primeira leva da Volkswagen Saveiro Cross: assista ao vídeo!

https://www.youtube.com/watch?v=0nWKH4B5ug8&t=45s

Mais diferenças no motor

Se é que serve de consolo, há ao menos um aspecto no qual as unidades da Saveiro que a Volkswagen vende no Brasil são superiores em relação às exportadas para a Argentina: o motor. É que, por lá, a as versões básicas ainda utilizam o antigo 1.6 EA-111 a gasolina, de oito válvulas, com 101cv de potência e 15,4kgfm de torque. Aqui, toda a gama emprega o EA-211 flex, com 16 válvulas e até 116cv e 16,1kgfm. 

Isso também se deve a questões legais. É que o motor mais antigo é incapaz de atender à nova fase L7 do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), que entrou em vigor em 2022. Já o país vizinho, apesar de ser bastante exigente em relação aos itens de segurança, é menos rigorosa quanto aos índices de emissões de poluentes. As informações são do Motor1 Argentina.

Volkswagen Saveiro vai mudar em breve

Por aqui, a expectativa é que a Volkswagen Saveiro ganhe o controle de estabilidade de série em meados deste ano. Afinal, o fabricante prepara uma reestilização para a picape, que marcará a chegada da linha 2024. A caminhonete manterá a parte central da carroceria, mas terá dianteira, traseira e interior bastante modificados.