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Volkswagen revela o novo Polo GTI

A versão de alta performance do compacto chega com o motor 1.4 TSI, que faz uso conjunto de um compressor volumétrico e um turbo para chegar aos 180 cv de potência

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A Volkswagen antecipou a revelação do Polo GTI, a versão de alta perfomance da quinta geração do compacto, com estreia marcada para o Salão de Genebra. Disponível inicialmente na carroceria de duas portas, o "hot hatch" conta com o revolucionário motor 1.4 TSI sob o capô. O propulsor faz uso de uma fórmula singular para ganhar potência e torque em todos os regimes. Com a adição de um compressor volumétrico para as baixas rotações e um turbocompressor para as faixas altas de giros, o 1.4 alcança 180 cv de potência a 6.200 rpm e 25,4 kgfm de torque disponível desde cedo, em 2 mil giros. Até então o mais potente Polo era o 1.2 TSI, um turbocomprimido com 105 cv.

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O motor 1.4 TSI foi utilizado pela primeira vez na geração anterior do Golf na versão GT e permite compensar as deficiências de cada tipo de sobrealimentação: a falta de fôlego do compressor em altos regimes e o atraso da entrada do turbo em baixas rotações. O Polo G40 Coupé de 1986, a primeira configuração de alto desempenho do compacto, já fazia uso de um motor 1.3 com compressor, que elevava a sua potência aos 113 cv.

Eficiência e desempenho

O poder de fogo, semelhante ao gerado pelo antigo 1.8 20V Turbo que equipava o antigo Golf GTI brasileiro, empurra o pequeno esportivo da imobilidade aos 100 km/h em 6,9 segundos, antes de atingir uma velocidade máxima de 228 km/h. O desempenho é auxiliado pelo peso de 1.184 kg, relativamente contido, e pela caixa manual automatizada de dupla embreagem e sete marchas. Para transferir a força para as rodas dianteiras de maneira equilibrada, a Volks instalou um diferencial aperfeiçoado, que trabalha em conjunto com um diferencial eletrônico de deslizamento limitado. A suspensão também foi modificada, com a instalação de molas e amortecedores mais esportivos, o que diminuiu a altura de rodagem em 1,5 centímetro.

A utilização de um eficiente motor de pequeno deslocamento, permitiu também a obtenção de números favoráveis em consumo e emissões. A Volkswagen divulga uma média combinada de até 19,9 km/l de gasolina, associada a um índices de emissões de apenas 139 g/km de CO2 ? dióxido de carbono ?, uma marca adequada aos novos tempos em que nem mesmo as versões esportivas são poupadas da vigilância ecológica.

O Polo GTI começará a ser vendido na Europa ao final do primeiro semestre



Estética esportiva

Em estilo as mudanças são mais notáveis e incluem um novo para-choque dianteiro com uma entrada de ar central mais avantajada e uma grade em colmeia, contornada por frisos vermelhos, como no primeiro Golf GTI de 1976. Os faróis podem receber opcionalmente luzes diurnas em LEDs. Como é de costume em versões esportivas, o Polo GTI conta com saias laterais que contornam a carroceria e se integram ao para-choque traseiro com um pequeno difusor integrado e saídas duplas de escape com ponteiras cromadas. Do Golf GTI também vêm as rodas aro 17.

Internamente, o Polo se destaca pelos novos instrumentos no painel e pelo volante de base achatada, que integra as borboletas para trocas sequenciais de marchas. Para criar algum contraste no tom predominantemente escuro, a marca se valeu de costuras pespontadas em vermelho, presentes no volante e manopla do câmbio, além dos tapetes. Os bancos esportivos são revestidos em tecido axadrezado, como é tradição na linha GTI. A versão começará a ser vendida ao final do primeiro semestre, sem preço definido. Ainda não há previsão da chegada do novo Polo ao Brasil.