Não é apenas no Brasil que os compactos aventureiros fazem sucesso. Dentro desta tendência, a Volkswagen irá levar ao Salão de Genebra a nova versão aventureira do compacto Polo de quinta geração, batizada simplesmente como CrossPolo, o sucessor da geração anterior – não lançada no Brasil – e do Polo Fun. O hatch abusa dos detalhes off-road. Estão presentes os tradicionais para-choques com detalhes em cinza e faróis auxiliares – como no novo CrossFox nacional –, que são continuados visualmente pelas molduras de para-lamas e pelas saias laterais, além da grade em colmeia. Os detalhes prateados, presentes em 10 de 10 aventureiros, se multiplicam nos para-choques e nas barras longitudinais do teto, em alumínio anodizado capazes de suportar até 75 kg. O perfil do carro é valorizado pelas amplas rodas aro 17 com cinco raios, calçadas em pneus 215/40. O visual aventureiro, por sua vez, conta com seis opções de cores, que incluem as exclusivas bege metálico e laranja Magma.
Veja mais fotos do Volkswagen CrossPolo!
O visual todo-terreno também está presente no interior, com acabamento em dois tons nos bancos esportivos e também nos painéis das portas. São quatro cores disponíveis de acordo com a cor externa. O contorno dos bancos é sempre em cinza, mas a porção central pode vir em dois tons de laranja, um de cinza e outro de marrom. As partes de contato dos assentos são revestidas em tecido tramado de maior resistência, uma personalização que se estende aos encostos dos bancos dianteiros com a assinatura da versão.
O volante conta com revestimento em couro perfurado, enquanto as costuras do freio de mão recebem o mesmo tom escolhido para o acabamento interno. Há também uma profusão de detalhes especiais, como as pedaleiras de alumínio e acabamentos cromados em interruptores e contornos das maçanetas e saídas de ventilação. Em itens de série o CrossPolo traz bancos ajustáveis em altura, banco traseiro bipartido, trio elétrico, display multifuncional que inclui sistema de monitoramento de pressão de pneus, travamento das portas a distância entre outros.
A gama de motorizações inclui praticamente todos os motores da linha Polo, com exceção do 1.4 TSI do GTI. São seis opções, divididas igualmente entre propulsores movidos a gasolina e a diesel. A gasolina, a versão menos potente é representada pelo 1.2 de 70 cv, seguido pelo 1.4 de 85 cv. O mais brabo é o 1.2 TSI que, graças ao uso de um turbocompressor, consegue gerar bons 105 cv, o suficiente para empurrá-lo de zero a 100 km/h em 9,9 segundos, com uma velocidade máxima de 188 km/h. A linha a diesel é composta por três variantes do 1.6 TDI, equipado com injeção direta de combustível do tipo common rail. São três níveis de potência: 75 cv, 90 cv e 105 cv. Os 1.4 de 85 cv e o 1.2 TSI e 1.6 TDI de 105 cv, podem trabalhar em conjunto com um câmbio manual automatizado de dupla embreagem e sete marchas, em substituição ao manual de seis velocidades das demais.
As vendas começam logo em março na Europa, mas as primeiras entregas ocorrerão apenas em maio na Alemanha. Logo depois o CrossPolo já estará disponível em outros mercados, o que inclui, até mesmo, o Japão.
Veja também o novo Volkswagen Polo GTI de 180 cv!.
Leia sobre outros lançamentos do Salão de Genebra
Audi A1.
Alfa Romo Pandion Concept by Bertone.
Bentley Continental Supersports Convertible.
Carlsson C25.
Citroën DS High Rider.
Citroën DS3 Racing.
Kia Sportage.
Lotus Elise 2011.
Mazda5.
Mazda6.
Mini Countryman.
Nissan Juke.
Opel Flextreme GT/E.
Opel Meriva.
Peugeot5.
Porsche 911 Turbo S.
Porsche 911 GT3 R híbrido.
Porsche Cayenne.
Protoscar Lampo².
Renault Mégane CC.
Renault Twingo CC.
Seat Ibiza ST.
Subaru Impreza XV.
Subaru Impreza Cosworth.
Volkswagen CrossPolo.
Volkswagen Polo GTI.
Volvo S60.