A Volkswagen dá mostras de que deseja uma Saveiro para cada versão da rival Fiat Strada. A marca alemã lançou no mercado brasileiro a Saveiro Cross, uma versão com estilo aventureiro da picape compacta criada para combater a Strada Adventure. Sem recorrer a penduricalhos espalhafatosos, o modelo ganhou um visual um pouco mais agressivo do que a atual Trooper, que perdeu o posto de versão mais cara da linha. A Saveiro Cross chega com um preço inicial de R$ 41.840, um preço bem mais convidativo do que a Strada Adventure, que parte de R$ 46.820, mas que traz ar-condicionado de série e conta com o diferencial dianteiro com bloqueio eletrônico em baixas velocidades, que garante alguma capacidade no fora-de-estrada leve.
Veja mais fotos da Volkswagen Saveiro Cross!
Com o ar-condicionado, o modelo passa a custar R$ 44.684, ainda em vantagem. O preço da "picapinha" da Volks inclui direção hidráulica com volante ajustável em altura e profundidade, computador de bordo com configurador I-System, trio elétrico e sensor de estacionamento traseiro. São cobrados a parte duplo airbag, freios com ABS e EBD, volante multifuncional e sistema de som. Completa, a Saveiro Cross sairá por R$ 47.930.
Estética e mecânica
O para-choque dianteiro apresenta os grandes faróis auxiliares que fazem a função de farol de milha e de neblina, um equipamento que fez a sua estreia no CrossFox reestilizado. A grade ganhou contornos mais robustos, como no crossover Tiguan, uma sensação complementada pelas molduras em plástico que alargam a cava das rodas e são ligadas visualmente por saias laterais no mesmo material. A entrada de ar central ostenta detalhes prateados na porção inferior e superior, com direito a inscrição com o nome da versão, repetido nos borrachões das portas.
Enquanto a traseira é mais discreta, um vistoso santantônio de alumínio com acabamento em preto fosco percorre o teto até as bordas da caçamba. As rodas de liga-leve aro 15 calçam pneus de uso misto na medida 205/60. O motor é o mesmo dos demais modelos da linha Saveiro, o 1.6 Flex com 101/104 cv de potência e 15,3/15,6 kgfm de torque, respectivamente com gasolina e com álcool. Só há uma opção de câmbio: o manual de cinco marchas, que na picape teve a primeira e segunda marchas encurtadas.
Rinha de mercado
Embora não vá representar a maioria das vendas, a Saveiro Cross irá complementar a ofensiva da Volks no segmento das picapes compactas, dominado com larga vantagem pela rival da Fiat. Enquanto a Strada em suas diferentes configurações alcançou 6.507 unidades em janeiro, a Saveiro ficou nos 3.380. Nos últimos três meses, o modelo da Fiat acumulou uma média de 7.808 unidades/mês, de longe o comercial leve mais vendido do mercado brasileiro, contra 3.215 veículos mensais da picape da VW.