De Florianópolis - A exemplo do que ocorreu com a primeira geração do Gol, a quinta também acaba de passar pela sala de cirurgia da Volkswagen, onde foi feita uma plástica sem evoluir de geração. Na apresentação oficial dos Novos Gol e Voyage na noite dessa terça-feira (17), em Florianópolis, a marca fez questão focar nos pequenos detalhes. Para mostrar que é possível fazer agradáveis mudanças estéticas em uma mesma geração, passaram pelo palco de apresentação o primeiro Gol, de 1980, seguido por um outro GI, mas de 1992, já com retoques que deixaram o carro atual para a época. Em 2003, o Gol GIII também passou por quase imperceptíveis alterações, limitando-se aos para-choques e detalhes de interior.
Veja fotos do Gol e Voyage!
Com o facelift do do G5, o Gol ficou mais 'parrudinho1 e o Voyage, mais 'chique', como quis enfatizar o chefe de designer de projeto da Volkswagen do Brasil que fez a apresentação das mudanças dos dois modelos. Quanto ao Voyage, infelizmente, o tapa no visual não foi o suficiente para elevar o sedã de entrada da Volks ao nível dos novos concorrentes que chegaram ao mercado oferecendo amplo espaço de sedã médio em uma carroceria compacta. O entre-eixos permanece o mesmo, ou seja, sem espaço adicional para os ocupantes do banco traseiro, como é em outros sedãs como Nissan Versa, Renault Logan, Chevrolet Cobalt e Fiat Grand Siena.
Sim, a 'cara' ficou idêntica ao do Fox. Agora os modelos de entrada da Volks no Brasil ganharam a identidade global da marca. A traseira do hatch ganhou um enxerto, que formou uma 'barriga' na tampa do portal malas, entre as duas lanternas, que também ganharam arestas mais arredondadas e desenho da luz de posição igual ao do Fox. Na parte inferior do para-choque, foi instalado um par de retrorrefletores e o Voyage ganhou lanternas duplas, que invadem a tampa do porta malas.
Segundo a Volks, a fábrica de São Bernardo do Campo trabalhou em conjunto com o Centro de Design Mundial da marca em Wolfsburg, na Alemanha. A reestilização do modelo já estava definida há dois anos, mas gastaram muito tempo nas extremidades do carro e se esqueceram das laterais, que permanecem as mesmas. A novidade fica por conta das duas novas opções de calotas (14 e 15 polegadas) e das três novas rodas de liga leve de 14, 15 ou 16 polegadas, esta última exclusiva para os modelos com motor 1.6.
Motores
O propulsor 1.6 poderá equipar a versão de entrada e as mais sofisticadas (Gol Power e Voyage Comfortiline), mas é o já conhecido EA111 VHT, que rende 101 cv (gasolina) e 104 cv (etanol). A novidade fica por conta do motor 1.0 TEC (Tecnologia para Economia de Combustível). Segundo o fabricante, esse motor traz melhorias de troque em baixas rotações e chega a ser até 4% mais econômico do que o antigo VHT 1.0. O novo 1.0 continua com os mesmos valores de potência: 72 e 76 cv (gasolina e etanol, respectivamente).
Equipamentos
Agora, trava elétrica central, vidros elétrios dianteiros e abertura interna do porta-malas, são itens de série desde a versão de entrada dos novos Gol e Voyage. No hatch, desembaçador e limpador do vidro traseiro, entram nessa lista.
Outra novidade é a inclusão do Comfort Blinker, item que possibilita que o motorista indique a direção em que pretende ir apenas com um toque na alavanca de seta, sem a necessidade de acioná-la completamente. O Gol e Voyage 2013 também contam com o ESS, sigla em inglês para Sinal de Frenagem de Emergência, herdado dos veículos alemães mais sofisticados do mercado. O ESS funciona como um alerta para evitar colisões traseiras. Caso o motorista pressione o pedal de freio de forma acentuada, mantendo uma frenagem mais consistente, o sistema de segurança aciona a luzes de freio de forma intermitente. Após a parada total do veículo, as luzes param de picar e o ESS aciona as luzes do pisca-alerta automaticamente, indicando uma parada de emergência.
Veja fotos do Gol e Voyage!
Por dentro, as pequenas mudanças ficaram por conta de anéis cromados nas saídas de ar, novos interruptores de acionamento dos faróis e ar-condicionado e um novo rádio que interage com o computador de bordo I-System. Além das entradas auxiliar e USB, nos modelos equipados com sensor de estacionamento traseiro, o display exibe a imagem da silhueta da carroceria com barras que vão se aproximando a medida que o veículo chega mais próximo do obstáculo, junto com um aviso sonoro que se intensifica ao se aproximar do objeto.
Preços
- R$ 27.990 (1.0) a R$ 40.890 (Power I-Motion) e do Voyage de R$ 29.990 (1.0) a R$ 43.490 (Comfortline I-Motion). Confira a tabela completa:
Gol 1.0 R$ 27.990
Gol 1.6 R$ 31.800
Gol 1.6 I-Motion R$ 34.490
Gol Power R$ 38.290
Gol Power I-Motion R$ 40.890
Voyage 1.0 R$ 29.990
Voyage 1.6 R$ 34.590
Voyage 1.6 I-Motion R$ 37.190
Voyage Confortline R$ 40.890
Voyage Confortline I-Motion R$ 43.490
Nesta quarta-feira, a reportagem irá realizar o test-drive pelas ruas e rodovias próximas da capital catarinense. Aguarde as nossas impressões e novas informações